A Administração Municipal e a Elektro realizaram nesta quinta-feira (17), no auditório do SEBRAE, o workshop sobre Desenvolvimento industrial e a importância do planejamento do sistema elétrico. O objetivo foi discutir o aumento do consumo de energia em Três Lagoas devido à instalação de grandes empresas no parque industrial da cidade e do crescimento do município como um todo.
O evento reuniu representantes da Elektro, da Secretaria de Administração, Indústria, Comércio e Turismo, além representantes de empresa e indústrias já instaladas no município e comerciantes.
O secretário de Administração, Indústria, Comércio e Turismo, Odair Biassi, recordou o contato inicial feito com a Elektro para discutir o assunto e da importância da empresa em se preocupar e estar preparada para a chegada das novas indústrias.
É uma parceria importante que atende a necessidade de realizar um planejamento do consumo de energia elétrica em Três Lagoas e deixar a cidade pronta para receber novos empreendimentos, disse.
De acordo com o secretário, o objetivo desse planejamento é proporcionar segurança às empresas que estão instaladas no município e para as que ainda vão se instalar.
É uma demonstração de confiança e uma segurança para os empresários, que poderão ampliar seus investimentos tendo a garantia de que terão energia compatível para isso, explicou.
Biassi destacou os investimentos que Três Lagoas recebeu nos últimos anos com a chegada das indústrias.
São empresas dos mais variados segmentos e que geraram mais de 10 mil empregos.
O gerente Institucional da Elektro, Luiz Fausto Rodrigues, apresentou o trabalho realizado pela empresa e os programas de responsabilidade social executados para dar respaldo ao desenvolvimento. Temos trabalhado para a educação do uso racional de energia.
Segundo o gerente, o objetivo principal do workshop é mostrar a necessidade de um acompanhamento das questões envolvendo consumo de energia elétrica no município, principalmente com o aumento da demanda devido ao desenvolvimento industrial. É uma iniciativa que atinge o anseio de ambos, tanto da Elektro quanto das empresas. Com as informações de quais as empresas vão se instalar e do quanto de energia vão necessitar, poderemos fazer um planejamento e deixar as nossas subestações preparadas, explicou.
Aquiles Nogueira, gerente Administrativo da Mabel, destacou a importância do evento. Estávamos ansiosos por causa das especulações quanto ao preparo da cidade para receber tantas indústrias. O workshop foi bom por que tirou as dúvidas e esclareceu os mitos.
Nogueira acredita que os esclarecimentos proporcionam mais tranqüilidade para as empresas que aqui estão e para as que vão chegar.
As empresas crescem com tranqüilidade e são exemplo para as outras que estão chegando.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO