Diretores e engenheiros das empresas Casa da Floresta, Savis Engenharia e G4F Soluções Corporativas estiveram na manhã desta terça-feira (19) visitando a Segunda Lagoa em decorrência do processo de revitalização do local, em Três Lagoas. O processo consiste no plantio de árvores de espécies nativas para a formação de bosques no entorno da lagoa.
O fiscal ambiental Flávio Fardin, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) acompanhou a visita técnica, juntamente com a sua equipe, para mostrar a área disponibilizada para o plantio. Os trabalhos já foram iniciados com a preparação do solo e abertura de covas para o recebimento das mudas.
“O plantio se trata de uma iniciativa para melhorar as condições ambientais da Lagoa do Meio e seu entorno, isto irá fornecer abrigo e alimento principalmente para as espécies de aves que habitam a região. O plantio é fruto de compensação ambiental de uma obra licenciada pelo IBAMA, no caso o Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), o qual está vinculado ao Ministério da Defesa”, explicou Flávio.
Há dois meses, a SEMEA iniciou a força-tarefa de limpeza ao redor da lagoa, retirando entulhos, lixo e vegetação invasora. O plantio ficará a cargo da empresa Casa da Floresta.
Segundo o diretor da Casa da Floresta, Klaus Duarte Barretto, o plantio deve iniciar na próxima semana, com previsão de conclusão no mês de dezembro. Serão 5 hectares de área plantada, conforme explicou ele, o que dará um novo aspecto à lagoa. A Empresa prestará manutenção pelo período de dois anos.
Participaram da visita o engenheiro ambiental da G4F, Felipe Salim, e a engenheira da Savis, Tatiana Greternitz, os quais acompanham os trabalhos referentes ao plantio da compensação representando o SISFRON.