Com o intuito de enriquecer ainda mais as refeições servidas para as crianças e seguindo uma orientação do Programa Nacional de Alimentação Escolar e Ministério da Saúde (PNAE) a Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas, optou por excluir os açúcares artificiais da refeição de alunos até 03 anos de idade, e a inclusão de no mínimo 03 porções de frutas semanais, segundo informou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
O cardápio da REME é elaborado pela equipe de nutricionistas da SEMEC, depois é avaliado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e, posteriormente, avaliado periodicamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e PNAE, além disso, passa pela última etapa de avaliação feita pelo Conselho Regional de Nutrição (CRN).
Todo cardápio e protocolos seguidos pela REME são inspecionados periodicamente pelo CRN, a última visita realizada no Município do órgão, por meio da nutricionista responsável, foi no dia 22 de agosto deste ano.
A nutricionista responsável técnica da SEMEC, Larissa Beatriz Bueno Melo de Carvalho, explica que muitas vezes um único lanche oferecido para os alunos é capaz de compor todos os nutrientes necessários para a alimentação das crianças. “ Por exemplo, o fornecimento do lanche Vitamina de Banana enriquecida com Sustagem é uma composição completa, considerando que a junção dos itens formam um alimento energético, com fonte de proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o crescimento da criança, e para a manutenção do bom funcionamento do organismo, considerando todas as funções metabólicas necessária: formação de tecidos, proteção da saúde visual, manutenção da flora intestinal, crescimento dos ossos”, elucidou a profissional.
Por fim, a SEMEC esclarece que cada grupo tem sua especificidade na alimentação escolar, no caso das crianças do Grupo I (até 03 anos de idade), citadas acima, que estudam em tempo integral, no cardápio constam 06 refeições sendo: café da manhã; lanche da manhã; almoço; café da tarde; lanche e jantar. Os Centros de Educação Infantil possuem também as crianças do tempo parcial, e para elas são servidas duas refeições, sendo café da manhã ou da tarde e almoço ou jantar, todos esses pratos oferecidos levam em conta a composição nutricional e valor percapita de cada refeição, conforme prevê a legislação nutricional educacional vigente.