Famílias do Bairro Vila Piloto receberam a visita e convite dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias para participarem da mobilização de ações integradas contra a Dengue, no período da manhã de sábado, 29 de fevereiro.
Com o apoio e suporte de uma equipe do DSP – Diretoria de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), as equipes da Saúde se concentraram em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Piloto, coordenada pela enfermeira Rosângela Andrade.
Presente também nesta ação, o coordenador de Endemias e Controle de Vetores, Setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS, Alcides Divino Ferreira.
No período da tarde, houve também a participação da equipe do Setor de Promoção da Saúde, coordenada por Waldir José de Souza. O público alvo foram as famílias, beneficiárias do Programa Bolsa Família, reunidas no Centro Juvenil “Jesus Adolescente” da Missão Salesiana Dom Bosco, em encontro da Pastoral da Criança.
Neste encontro, foram proferidas palestras sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, ou seja, Dengue, Zica vírus, Chikungunya e Febre Amarela, e também sobre cuidados e prevenção de animais peçonhentos, Leishmaniose e posse responsável de animais de estimação.
RESULTADOS
“Nesta ação, nossas equipes da Saúde constataram, mais uma vez, pelos resultados, que a Vila Piloto é um dos bairros com índices mais elevados de infestação do vetor da Dengue e a grande maioria dos criadouros do Aedes aegypti se encontra nos quintais e interior das residências”, comentou Alcides.
Nesta mobilização, em que trabalharam em torno de 50 servidores, foram visitados 1.481 imóveis e recolhidos 21 pneus inservíveis e 386 sacos de lixo (100 litros) com entulhos e materiais propícios à criação de mosquitos.