A equipe de Vigilância Sanitária, Setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, alerta a população sobre os riscos da comercialização e consumo de produtos de origem animal que não possuem o selo de certificação do Sistema de Inspeção Municipal – SIM.
É uma certificação “necessária para que o pequeno produtor possa comercializar seus produtos com segurança, dentro das normas da Saúde Pública, no âmbito de abrangência territorial do Município de Três Lagoas”, orientou o coordenador de Vigilância Sanitária, Christovam Tabox Bazan.
Para a comercialização em todo o Território Nacional, é necessário o SIF (Sistema de Inspeção Federal) e para comercialização dentro do Estado, é exigido o SIE (Sistema de Inspeção Estadual).
A emissão do certificado do SIM é competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA). Portanto, açougues, mercadinhos, supermercados e pequenos produtores rurais que produzem alimentos de origem animal, “são obrigados a possuir o SIM”, ressaltou Christovam.
“Por exemplo, linguiças, carnes temperadas e outros embutidos, manejados em açougues e comercializados aos consumidores devem também possuir o SIM”, orientou o coordenador de Vigilância Sanitária.
“Nossa equipe está intensificando as ações de fiscalização nesses estabelecimentos, para evitarmos problemas de saúde pública e garantias da qualidade dos produtos que são oferecidos à nossa população para consumo”, comentou Christovam.