Três Lagoas é conhecida como a Cidade das Águas e no dia mundial deste recurso tão precioso para a vida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do departamento de vigilância em saúde ambiental em parceria com o setor de promoção em saúde e endemias, realizou ações alusivas à data nas escolas e pontos de grande circulação no município.
Na manhã desta terça-feira (22) em alusão ao Dia Mundial da Agua, o departamento realizou palestras em escolas e blitz educativas na região central de Três Lagoas, na Avenida Ranulfo Marques Leal esquina com Avenida Egídio Thomé e no cruzamento das Avenidas Olinto Mancini e Filinto Muller.
O departamento é coordenado pela bióloga Gisleine T. Saiar, é responsável pelo monitoramento da água potável em Três Lagoas e para garantir a pureza do líquido, diariamente são realizadas análises da água que é distribuída pela Sanesul e chega aos cavaletes das residências do município.
Gisleine explicou que Três Lagoas conta com 32 poços distribuídos e 8 sistemas de tratamento da água e que de acordo com os resultados das análises realizadas diariamente a qualidade é considerada boa no momento e satisfatória em relação aos parâmetros analisados, como: análises microbiológicas e físico química da água.
A bióloga explica que estes são parâmetros exigidos pela portaria 888 de 04/05/2021 do Ministério da Saúde e além das análises diárias, anualmente são realizadas 15 coletas de água que são encaminhadas ao LACEN (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul/ sediado em Campo Grande, para verificar presença de agrotóxicos.
A coordenadora do departamento reforçou que a água para consumo humano precisa ser tratada, para evitar possíveis contaminações no trato digestivo. Gisleine também conta que sempre que acontece surtos de diarreia em Três Lagoas o departamento é comunicado para averiguar se existe alguma relação com a água utilizada para consumo ou na preparação de alimentos e caso constatadas irregularidades as devidas providências são tomadas.
A bióloga concluiu que a vigilância em saúde ambiental também é responsável por notificar os estabelecimentos que utilizam água não tratada, proveniente de poços artesianos.