O vice-prefeito Luiz Akira (DEM) participou da abertura da campanha dos “16 Dias de Ativismo”, realizada no anfiteatro do Crase – “Coração de Mãe”, nesta quarta-feira (20). A campanha é iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) e a Rede de Proteção e Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.
A campanha tem como objetivo a realização de ações informativas, educativas e preventivas com a população, alusivas ao dia da “Consciência Negra”; “Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher”; “Dia Mundial de Combate à AIDS”; “Dia Nacional de Mobilização dos Homens” e “Dia Mundial dos Direitos Humanos”.
Abertura da “Campanha” foi feita com revelação dos três primeiros classificados no concurso de redação nas Escolas Estaduais, realizado com os alunos do 3º ano do ensino médio com o tema: “A violência doméstica e seus reflexos na família.” E o depoimento realizado pela professora Cidolina de Fátima da Silva Souza referente à Consciência Negra, que contou alguns acontecimentos de sua vida.
Em seu pronunciamento o vice-prefeito falou da importância em promover a campanha na cidade.
“Uma campanha como esta merece toda atenção e conscientização por parte da população, mas é uma pena que ainda tenhamos que fazer campanhas como este, de enfrentamento a mulher, respeito a todas as raças e outros fatores não somente aqui, mas em todo Brasil, pois, todos devem respeitar a todos e agir moralmente. Esperamos e temos certeza que esta campanha vai surtir efeitos positivos”, pontuou Luiz Akira.
“Este evento implica às políticas públicas que atendem a população e todos que organizaram este evento estão de parabéns”, disse a delegada de polícia da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), Letícia Mobis Alves.
Na ocasião, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Mara Eulália Carrara da Silva, representou a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino e em nome da mesma, fez seu pronunciamento,
”Três Lagoas está engajada na luta contra violência à mulher e também na conscientização humana em fatores importantes para que tenhamos dias melhores, e em nome da secretária agradeço a todos os colaboradores e todos que estão juntos nesta campanha”, disse Mara.
PREMIAÇÃO REDAÇÕES
“Quero parabenizar todos os alunos, pois todas as redações ficaram ótimas e foi muito difícil chegar escolher os vencedores, por isso, sintam-se todos vencedores e, nossa campanha continua e convido a todos que participem conosco, pois se trata de uma corrente em beneficio de todos nós”, destacou a coordenadora do Cram, Sheila Regina.
1º lugar – Lúcia de Souza Barcelos – Escola Estadual Bom Jesus – ganhou 01 Notebook.
2º lugar – Sindel Samara das Neves Almeida – Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin (Dist. Arapuá) – ganhou 01 Tablet.
3º lugar – Reinaldo Henrique Neves – Escola Estadual Edwards Corrêa – Ganhou 01 Bicicleta.
Os professores de cada aluno vencedor foram premiados com 01 celular, cada um.
O evento contou com a participação do representante do Ministério Público, Sidney Ferreira e do major Élcio de Almeida, subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas.
Programação:
Dia 25/11/2013 a partir das 8h
Passeata em defesa dos direitos das mulheres. Saída da Igreja Matriz com destino à Praça Senador Ramez Tebet. Participação da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Escola de Samba Estação Primeira de Três Lagoas e comunidade em geral.
Na mesma data, durante a abertura dos Jogos Estaduais da Terceira Idade no Complexo Poliesportivo, haverá entrada dos homens, levando em faixas, os seguintes dizeres: “Ainda tem homem que trata assim sua cara metade”, durante a apresentação das delegações, às 19h.
Dia 01/12/2013 – Mobilização contra a AIDS juntamente com o Programa DST/AIDS na Praça Senador Ramez Tebet.
Dia 10/12/2013 – Encerramento da campanha com a palestra: “Direitos Humanos”, no CRASE – Coração de Mãe, às 8h.
Assessoria de Comunicação