Nesta terça-feira (31) é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. Você sabia que a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece tratamento do tabagismo para quem desejam parar de fumar?
Somente nos quatros primeiros meses do ano, o Programa Municipal de Controle de Tabagismo atendeu 87 pacientes, dentre esses, 55 são do sexo feminino e 32, masculino, sendo que 34 dos pacientes conseguiram parar de fumar, inclusive.
A taxa de adesão ao tratamento é de 54,93%, desse percentual, 47,89% conseguiram parar de fumar e 85,92% dos que iniciaram o tratamento, precisaram do auxílio de medicação, no entanto alguns conseguem êxito só com a mudança de comportamento e com a terapia com a psicóloga.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa, Thayse Matheus Cerzósimo, o tratamento não consiste somente no uso de medicamentos. “Só ele não é suficiente, é preciso saber o que leva a pessoa a querer fumar e como ela pode mudar hábitos, por isso, é importante o tratamento psicológico”, enfatizou.
COMO FUNCIONA
A pessoa que queira parar de fumar deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e relatar ao profissional, seja ele, enfermeiro, médico, dentista, entre outros, o desejo em participar do Programa.
A partir do pedido, o paciente será encaminhado, via sistema de regulação de vagas, um pedido para o Programa Municipal de Controle do Tabagismo que fica localizado no CEM. Desse modo, será agendada uma consulta, onde o paciente passará por avaliação com a psicóloga e posteriormente, encaminhado para agenda de acompanhamento médico.
MANTENHAS SEUS DADOS SUS ATUALIZADOS
É importante destacar que as pessoas, em geral, precisam manter seus dados cadastrais SUS atualizados junto às unidades de saúde, pois é por meio desses dados de endereço e, principalmente, telefone, que a SMS entrará em contato para confirmar a agenda com o médico e outros acompanhamentos.
TRATAMENTO
O tratamento é realizado por profissionais de saúde e composto de uma avaliação individual, consultas pessoais (individuais) ou sessões de grupo de apoio, nas quais o paciente fumante entende o papel do cigarro e dos outros produtos derivados de tabaco na sua vida, recebe orientações de como deixar de fumar, como resistir à vontade de fumar e, principalmente, como viver sem produtos derivados de tabaco.
Durante as quatro primeiras reuniões de grupo (ou consultas individuais) são fornecidos manuais de apoio com informações sobre cada uma das sessões. Além disso, são fornecidos medicamentos gratuitos com objetivo de reduzir os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina, caso seja necessário.
DIA MUNDIAL SEM TABACO
A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 para alertar sobre os riscos que o tabagismo impõe à saúde. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. É o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo.
Desde 2002, o Ministério da Saúde juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde vem organizando uma rede de unidades de saúde do SUS para oferecer tratamento do tabagismo para os fumantes que desejam largar o vício no cigarro.