O “Vamos Conversar” desta semana, criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), abordará como manter a alimentação saudável em momento de ansiedade.
O projeto tem ação direta da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Avaliação de Desempenho Individual e Estágio Probatório, para auxiliar a população durante o isolamento social com foco na saúde mental e emocional.
O nutricionista Clayton Elias Lopes de Oliveira / CRN-3 59132, que atua na clínica do idoso e reabilitação Diácono Pedro Barbosa da Silva da Secretaria de Saúde do nosso Município foi convidado para abordar o tema e falar como a alimentação pode contribuir para a diminuição da ansiedade, muitas vezes um dos principais sintomas que refletem no apetite, fazendo com os indivíduos passem a ter a tendência de obterem maior ganho de peso gordo.
Além de informações úteis e necessárias para o controle da ansiedade, o nutricionista sugeriu duas receitas que podem ser feitas em casa.
ANSIEDADE
Devido a este período de caos que estamos vivenciando, onde as rotinas foram modificadas, na qual o isolamento social é uma das principais medidas de segurança recomendadas pelo ministério da saúde contra a transmissão do Coronavírus-19 (COVID-19). Em meio a tantas dúvidas, ansiedades e inseguranças, são fatores que têm impacto em nossos hábitos alimentares.
A ansiedade, muitas vezes, é um dos principais sintomas apresentado e que pode ser refletido em nosso apetite, fazendo com os indivíduos passem a ter a tendência de obterem maior ganho de peso gordo. entre os fatores determinantes estão a escolha de alimentos mais gordurosos e em horários inadequados e pouco saudáveis.
ROTINA ALIMENTAR
Entretanto, podemos optar de forma mais cautelosa e saudável a rotina alimentar, mesmo neste período de isolamento e quarentena. Hábitos como planejar as compras, organizar a despensa doméstica, definir com antecedência o cardápio alimentar semanal, optar por alimentos frescos e não industrializados, podem contribuir para a satisfação com a alimentação. Uma dica é utilizar uma lista de compras, para evitar compras desnecessárias e impulsionadas pela ansiedade e não pela necessidade.
Dentre outras dicas alimentares, dê preferência aos grãos integrais, com a inclusão de frutas, legumes e verduras em todas as refeições ao longo do dia. Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Por essa razão, eles devem estar presentes diariamente na rotina alimentar, evitando o consumo excessivo de alimentos industrializados e embutidos em geral.
Além disso, o consumo desses alimentos contribui para diminuir o risco de várias doenças. Lembre-se de incluir carnes, aves, peixes ou ovos e leite e derivados em pelo menos uma refeição durante o dia. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
CORRETA HIGIENIZAÇÃO
É valido enfatizar a importância da correta higienização das mãos e alimentos para quem for manipular. Você sabia que há mais micróbios em uma mão suja do que pessoas em todo o planeta. Você lava as mãos corretamente?
Para lavagem correta das mãos siga os seguintes passos:
1. Utilize a água corrente para molhar as mãos;
2. Esfregue a palma e o dorso das mãos com sabonete, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, por aproximadamente 15 segundos;
3. Enxágue bem com água corrente retirando todo o sabonete;
4. Seque-as com papel toalha ou outro sistema de secagem eficiente;
5. Esfregue as mãos com um pouco de produto anti-séptico.
E os manipuladores de alimentos (pessoa que lava, descasca, corta, rala, cozinha, ou seja, prepara os alimentos) devem ter como prioridade máxima adotar as boas práticas de alimentação para evitar a transmissão de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados por micróbios.
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
Os sintomas mais comuns de doenças transmitidas por alimentos (DTA) são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, dentre outros. Para adultos sadios, a maioria das DTA dura poucos dias e não deixa sequelas. Para as crianças, as grávidas, os idosos e pessoas doentes, as consequências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.
REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Vale ressaltar que a elaboração da reeducação alimentar equilibrada para um conjunto de pessoas ou indivíduo tem particularidades clínicas. Deve ser realizada por um profissional nutricionista qualificado, devendo tomar cuidados com dietas muito restritivas, ou por dietas publicadas em redes midiáticas e sem orientação profissional.
Salientamos que nosso canal de comunicação para os servidores é covid19vamosconversar@treslagoas.ms.gov.br. O do projeto Covid-19 vamos conversar é organizado pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) através do setor de avaliação de desempenho individual e estágio probatório e secretaria municipal de saúde (SMS) por meio do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Um shake detox de banana é uma boa opção saudável e uma opção de sobremesa como o pudim de coco e chia.
Tomar cuidado na hora da preparação é fundamental como não fumar, comer, tossir, espirrar, cantar, assoviar, falar demais, ou mexer em dinheiro ou celular durante o preparo de alimentos.
RECEITAS
SHAKE DETOX DE BANANA:
INGREDIENTES
✔ 1 BANANA
✔ SUCO DE 1 LIMÃO
✔ 1/2 COPO DE IOGURTE NATURAL DESNATADO
✔ 1/2 COPO DE ÁGUA
✔ 1 COLHER (SOPA) DE ÓLEO DE COCO
✔ 1 QUARTO DE COLHER (SOPA) DE GENGIBRE EM PÓ
✔ 2 COLHERES (SOPA) DE LINHAÇA
✔ ADOÇANTE A GOSTO
MODO DE PREPARO:
COLOQUE TODOS OS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR E BATA BEM. DE PREFERÊNCIASIRVA GELADO.
PUDIM DE COCO E CHIA:
INGREDIENTES:
✔50 ML DE LEITE DE AMÊNDOAS CASEIRO OU COCO OU QUALQUER OUTRO LEITE VEGETAL A SEU GOSTO
✔1 COLHER (SOPA) DE COCO RALO SEM AÇUCAR
✔1 QUADRADINHO DE CHOCOLATE 85%
MODO DE PREPARO;
- EM UMA PANELA COLOQUE O LEITE VEGETAL, A CHIA E MISTURE EM FOGO BAIXO ATÉ LEVANTAR A FERVURA.
- ACRESCENTE O COCO E MEXA ATÉ ENGROSSAR.
- COLOQUE EM UM RECIPIENTE E LEVE A GELADEIRA POR NO MÍNIMO 1 HORA.
- DECORE COM COCO E CHOCOLATE 85% RALADO.