A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, realizou no sábado (30), a intensificação da Campanha de Vacinação de Combate a Rubéola em diversos Postos de Saúde e pontos volantes espalhados pela cidade. Com isso, o vacinômetro, uma iniciativa da secretaria de Saúde para acompanhar o cumprimento das metas vacinais, subiu.
Antes da mobilização, o equipamento marcava pouco mais de 50% da meta cumprida. Em um só dia, subiu 25 pontos percentuais.
Segundo a coordenadora de Imunização, Mirian Girata, a mobilização foi bastante positiva.
Atingimos os 72% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 30 mil pessoas. O tempo e o horário contribuíram para que as pessoas tomassem a vacina, explicou. Segundo Mirian, 21.303 pessoas já foram vacinadas.
Além dos postos, a coordenação de Imunização realizou um arrastão vacinando as pessoas em suas próprias residências. O objetivo é atingir o público adulto, com idade entre 20 e 39 anos, que é mais difícil de ir até o posto tomar a vacina.
A Campanha de vacinação continua até o dia 12 de setembro e o maior risco provocado pela rubéola é para as gestantes.
Rubéola
Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.
A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO