Junto com as crianças e gestantes, idosos, puérperas, professores, profissionais da Saúde e doentes crônicos devem ser imunizados
Em Três Lagoas, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, oficialmente aberta em 10 de abril, está normalmente em andamento, observando o cronograma das etapas de imunização das pessoas, conforme os grupos prioritários de risco, estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A vacina está disponível nas unidades de atenção básica de saúde, os conhecidos postos dos bairros, ou seja, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também na sala de vacinas do Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Em cada Unidade de Saúde existe uma equipe devidamente preparada para a aplicação das vacinas, seguindo os critérios de procedimentos estabelecidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
Na maioria das Unidades, a aplicação da Vacina é de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h30 às 10h30 e das 13h às 15h30. Na sala de vacinas do CEM, o horário é das 8h às 15 horas, sem interrupção, como informou a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Humberta Azambuja.
Por exemplo, na UBS Pastor “Marcos Rogério”, no Residencial Novo Oeste, estima-se que mais de 400 pessoas já foram imunizadas contra a Gripe Influenza A, conforme informou a Técnica de Enfermagem, Edenise Franco.
Na manhã desta quinta-feira (25), mais de 20 pessoas aguardavam na fila de atendimento para aplicação da vacina nesta UBS. Junto com a Edenise, a equipe de Vacinação desta UBS também conta com a Técnica de Enfermagem Graziele Santos e o estagiário de Medicina Veterinária das Faculdades AEMS, José Vitor Lopes Garcia.
“Ainda não temos relatórios precisos dos números de pessoas que já foram vacinadas nesta campanha. O que temos a dizer é que a procura pela vacina vem sendo normal e melhor que em anos anteriores”, comentou Humberta.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Na primeira etapa, iniciada no dia 10 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou as doses da vacina contra a Gripe Influenza A ao primeiro grupo prioritário, constituído por crianças de seis meses até seis anos incompletos e gestantes em qualquer tempo de gravidez.
Nesta segunda etapa, iniciada na segunda-feira (22), a vacina está disponível para imunização de crianças e gestantes e também das pessoas que constituem o segundo grupo prioritário de risco, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, ou seja: idosos e idosas acima de 60 anos; profissionais da Saúde, mediante a comprovação da respectiva função; as puérperas, que são as mulheres que deram à luz recentemente, ou seja, até 45 dias após o parto; doentes crônicos, com apresentação obrigatória de receita médica; professores e professoras que trabalham em sala de aula na Educação pública e particular, também mediante apresentação de comprovação funcional, por meio de holerite ou crachá; e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas sócio educativas em UNEI – Unidade Educacional de Internação.
DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL – DIA “D”
O denominado “Dia D”, de mobilização nacional da campanha está marcado para o primeiro sábado do mês de maio, dia 04, em todo o Brasil. Detalhes, como locais, equipes volantes e horários do “Dia D” da Campanha de Vacinação serão divulgados oportunamente.
Como informou a enfermeira Humberta, no “Dia D”, a vacina contra a Gripe Influenza estará disponível a todos os Grupos Prioritários, acima citados, ou seja, gestantes, crianças e idosos, profissionais da Saúde e da Educação e Doentes Crônicos, que não foram vacinados nas datas a eles reservadas.
Aproveitando a oportunidade do “Dia D”, as equipes de vacinação da SMS de Três Lagoas estarão também realizando a atualização das Carteiras de Vacina de Gestantes e Crianças.