A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Três Lagoas, através do Setor de Imunização, informa que a vacina contra Hepatite B será estendida à população de 30 a 49 anos, dando continuidade ao processo de busca, para melhores condições de saúde à sociedade. A medida é uma determinação do Ministério da Saúde, divulgada na Nota Técnica Conjunta nº 02/2013.
De acordo com o documento da nota técnica, a vacinação contra hepatite se deu gradativamente no Brasil através do Programa Nacional de Imunização (PNI). É uma doença infecciosa, viral, universalmente prevalente, embora com distribuição geográfica heterogênea. A doença pode se desenvolver de forma sintomática ou assintomática, sendo responsável por um grande número de casos de cirrose hepática e carcinoma hepático, em decorrência da infecção crônica.
Em 1989, devido aos muitos casos na Amazônia Ocidental, introduziu-se uma estratégia de campanha nos municípios de Purus, Boca do Acre e Lábrea. Em 1991 a vacina entrou no calendário do Amazonas. Em 1995 foi introduzida para menores de 1 ano no Distrito Federal. Em 1998 ampliou-se para todo o país a oferta desta vacina para os menores de 1 ano de idade.
Em 2001 foi ampliada para todos aqueles menores de 20 anos. Em 2011 contemplou a faixa etária de 20 a 24 anos e em 2012 para população de 25 a 29 anos.
Dando continuidade ao processo de busca de melhores condições de saúde para a população, o Ministério da Saúde fará a ampliação da vacinação contra hepatite B, para a faixa etária entre 30 e 49 anos, em 2013.
Prevalece a garantia da vacina para os grupos priorizados com alto risco de exposição ou alta suscetibilidade, mesmo fora da faixa etária.
Confira abaixo a Nota Técnica divulgada pelo Ministério da Saúde.
Assessoria de Comunicação