A secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, prestigiou na tarde desta quarta-feira (6), no anfiteatro da UFMS – Unidade 1, a aula inaugural do projeto de extensão da Universidade da Melhor Idade – UMI.
Em 2013 o projeto possui 57 alunos matriculados que participarão do curso com o conteúdo dividido em módulos de disciplinas teóricas como Matemática, Enfermagem, Letras, História, Geografia, Matemática, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, além de aulas práticas de educação física, oficinas de arte, coral, dança e teatro.
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Assistência Social, é parceira do projeto, sendo que dos 57 alunos matriculados, aproximadamente 30 são atendidos pela Secretaria de Assistência Social nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (grupos da Melhor Idade) dos CRAS.
A Prefeitura ainda é parceira do projeto com a cedência de professores que atuam nas oficinas de Atividades Físicas, Dança, Coral e Artes Manuais (artesanato) e também no transporte dos idosos que frequentam o Serviços do Grupo Tia Nega para a Universidade.
Para o diretor do Campus Três Lagoas da UFMS José Antônio Menoni, o momento solidifica o projeto que teve início no ano passado, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social, “mostrando que a Universidade está cumprindo seus papéis, levando-os ao conhecimento da comunidade”, destacou Menoni.
Representando a prefeita Marcia Moura, a secretária Maria Lúcia Firmino parabenizou a Universidade pelo sucesso do projeto. “Desejo também sucesso para a segunda turma de alunos. Todos estão tendo a oportunidade de retornar aos bancos da Universidade com atividades e conhecimentos que são de suma importância para trabalharmos nossos valores”, destacou a secretária.
Em sua fala, a coordenadora e professora Vanessa Cristina Lourenço Casotti Ferreira da Palma agradeceu o apoio da Administração Municipal e demais parceiros desejando boas vindas aos alunos calouros e veteranos da UMI. “Nossos idosos merecem nossa dedicação, sabemos das mudanças na vitalidade e vocês buscam novos conhecimentos e interação com novas pessoas. Vocês são exemplo de perseverança, entusiasmo e alegria”, reforçou Vanessa, acrescentando que existe uma lista de espera com 17 alunos e as aulas são às quartas-feiras, das 13h30 às 17h.
Representando os alunos da primeira turma, Neide Kalil foi convidada a falar sobre a experiência da UMI. “Não abandonem o curso, só vem trazer benefícios a todos nós. É uma terapia todos os dias. Estamos atravessando uma idade linda e Deus nos permite saúde para buscarmos realizações e sonhos, portanto, sejamos perseverantes em tudo o que tivermos vontade de fazer”, disse a aluna da primeira turma da UMI e também da primeira turma do curso de Letras da UFMS.
Também participaram da solenidade de abertura os vereadores Apóstolo Ivanildo (PSB) e Sirlene da Saúde (PRB), a Assessora de Apoio Técnico Administrativo da Gestão Municipal Cristina Martins Gonçalves; as diretoras da Secretaria de Assistência Social, Daiane Caroline Queiroz Ramos Mateus, Gabriele Zani da Silva e Greice Daniely Fregonezi Pissolato; a coordenadora do Tia Nega, Margarida Fátima Lopo, além dos alunos das duas turmas da UMI.
Assessoria de Comunicação