Nesta terça-feira, dia 19 de março, data em que se comemora o Dia do Artesão, a Assembleia Legislativa realiza sessão solene, às 19h, no Plenário Júlio Maia para homenagear artesãos do Mato Grosso do Sul com a entrega da medalha “Conceição dos Bugres”.
A entrega da honraria é uma proposição do deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB) e será concedida às pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado importantes serviços ao Estado e se destacado no setor do artesanato.
Em alusão ao Dia do Artesão, durante essa semana, será realizada uma mostra dos trabalhos de vários artesãos, no saguão da Assembleia Legislativa.
O município de Três Lagoas será representado pelo artesão José Miguel Leite, homenageado pelo deputado estadual, Eduardo Rocha (PMDB).
HOMENAGEADO
José Miguel Leite, mais conhecido como “Zé Miguel”, nasceu na Cidade de Barbosa/SP, veio para Três Lagoas em 1968 e iniciou suas atividades profissionais com a produção de peças para exposição no restaurante da família às margens do Rio Paraná.
“No início, as peças eram para decorar o espaço, mas as pessoas gostaram e começaram a fazer encomendas. O que era hobby acabou virando profissão”, contou Zé Miguel.
O artesão explicou que desenvolveu sozinho as técnicas para confecção das peças e desde criança já se destacava na escola com os trabalhos manuais. “Quando criança já tinha esse dom. Meu pai sempre dizia que gostaria que eu me tornasse um artista e acabei realizando o sonho dele”, contou.
José Miguel possui peças expostas em cidades de vários Estados brasileiros e seu trabalho também é conhecido no Exterior em países como Estados Unidos, Líbia e Japão. “As pessoas vinham até o restaurante e, depois aqui no ateliê, para conhecer e acabavam fazendo encomendas para outras cidades e países”, explicou.
Sobre a homenagem, Zé Miguel agradeceu aos deputados Eduardo Rocha e Marcio Monteiro. “Fiquei muito feliz com o convite e com a homenagem”, ressaltou o artesão que guarda com carinho várias homenagens e prêmios.
TRABALHOS
Dentre os trabalhos confeccionados pelo artesão, estão 150 peças expostas no jardim de uma escola na cidade de Penapólis/SP. “São animais do nosso Pantanal, feitos de cimento e possuem um sensor que, quando as crianças passam, eles emitem um som do próprio animal”, destacou Zé Miguel, explicando que o local se tornou referência para visitação de alunos de outras escolas e região.
Para Lençóis Paulista/SP também foi entregue uma encomenda para a Secretaria de Meio Ambiente, com 46 peças com animais e filhotes.
Na cidade de Rubiácea/SP, há uma escultura de São Francisco e em Barbosa, cidade natal do artesão, uma escultura de quatro metros de Nossa Senhora Aparecida.
Em Três Lagoas, algumas peças também são destaque, entre elas, a escultura do pescador, localizada na Avenida Ranulpho Marques Leal e a escultura de um soldado, exposta no Quartel da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro.
Além disso, o artesão possui algumas peças de animais confeccionas em E.V.A que são emprestadas às escolas do município que desenvolvem projetos ambientais. Existem também visitas monitoras ao ateliê para as crianças conheceram o trabalho do artesão.
Assessoria de Comunicação