Três Lagoas sediará nesta quarta-feira (01) o 1º Ciclo de Seminários Regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura (PROSIMC). O evento que será realizado no Centro Cultural Irene Marques Alexandria, a partir das 7h30, é uma promoção do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e a Fundação de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas.
O ciclo de seminários é aberto para todos os gestores públicos, artistas, produtores, agentes culturais, entidades e demais interessados que residam em Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria.
O evento tem como objetivo principal refletir, debater e impulsionar a estruturação da política para a Cultura no âmbito da gestão cultural em Mato Grosso do Sul, por meio de seminários e encontros com gestores municipais, estimulando alianças de cooperação entres os municípios e desenvolvendo o setor da cultura do Estado.
O projeto se estrutura em duas etapas, a serem desenvolvidas em 2015 e 2016. Em 2015, a primeira etapa “A” visa o fomento à estruturação (criação, implementação e atualização) dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, a elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e a constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura. A segunda etapa “B”, a ser desenvolvida em 2016, prevê o apoio à elaboração dos Planos Municipais de Cultura, beneficiando assim as 10 microrregiões do estado.
Segundo a Superintendente de Economia Criativa, Cláudia Medeiros, este é o momento em que a Cultura passa a ser planejada com o olhar para as três dimensões da cultura: simbólica, cidadã e econômica, alinhada às ações de políticas públicas que ocorrem no âmbito nacional.
“Quando organizamos este projeto, estruturado nas três esferas de governo, ele mexe com toda a cadeia produtiva da cultura local, desde a visão da valorização do patrimônio, seja ele material ou imaterial, aos pontos culminantes que impactam no desenvolvimento dos municípios. O Brasil passa pela institucionalização da Cultura. O MinC orienta que o país fique antenado a este momento, e o Estado deseja que os municípios acompanhem a política nacional, sendo esta a meta número um do Plano Nacional e Estadual de Cultura”, assinala a Superintendente.
O secretário de Cultura, o Turismo, o Empreendedorismo e a Inovação Athayde Nery, conta que eventos que promovam a aproximação de gestores públicos devem acontecer permanentemente, induzindo assim a unidade de pensamento e ação entre os municípios de todo o Estado.
“É importante darmos continuidade aos encontros que reúnam gestores comprometidos com as políticas de desenvolvimento sustentável e crescimento econômico. Assim podemos juntos estimular ideias que ajudem a potencializar e ampliar metas e ações estratégicas para o Estado”, afirma o secretário.
PROGRAMAÇÃO
7h30 às 8h30 – Credenciamento/Café com prosa
8h30 às 9h – Abertura Oficial: Composição da mesa, Hino e Apresentação Cultural
9h às 9h15 – Apresentação das Comissões Executivas: Municipal e Regional
9h15 às 9h45 – Palestra “Cultura, Cidadania e Direitos Culturais”
9h45 às 10h15 – Palestra “Sistema Municipal de Cultura: Panorama e Estruturação”
10h15 às 10h30 – Intervalo
10h30 – Palavra do secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação
10h45 – Debate
11h30 – Encerramento
11h30 às 12h50 – Almoço
13h às 16h – Trabalho com Gestores e Comissões Executivas de Cultura para o SMC. Tira dúvidas e Construção do Plano de Trabalho Municipal
17h – Encerramento
Os organizadores pedem para que os participantes levem um notebook.
Leciele Segantini/Assessoria de Comunicação