Na manhã desta quarta-feira (01) o vice-prefeito Luiz Akira (DEM), representando a prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), participou no Centro Cultural Irene Marques Alexandria, da abertura do 1º Ciclo de Seminários Regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura (PROSIMC).
O evento é uma promoção do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e a Fundação de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas.
O ciclo de seminários conta com a participação dos gestores públicos, artistas, produtores, agentes culturais, entidades e comunidade em geral de Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria.
OBJETIVO
O evento tem como objetivo principal refletir, debater e impulsionar a estruturação da política para a cultura no âmbito da gestão cultural em Mato Grosso do Sul, por meio de seminários e encontros com gestores municipais, estimulando alianças de cooperação entre os municípios e desenvolvendo o setor da cultura do Estado.
A diretora de Cultura, Vickie Vituri, destacou que o evento é uma etapa muito importante para o fortalecimento do vínculo entre as cidades e o Estado na questão cultural. “É fundamental estarmos reunidos neste dia em um encontro tão significativo para a cultura. Espero que possamos com este seminário e com a parceria entre o governo estadual e a nossa microrregião fortalecer o setor cultural, para assim deixarmos um legado para as futuras gerações”.
O vice-prefeito Luiz Akira disse que a Prefeitura é parceira do projeto e destacou o trabalho que já tem sido realizado desde 2005 pelo Departamento Municipal de Cultura. “Temos olhado com carinho para este setor e acredito que com este seminário envolvendo o Município e cidades vizinhas, em parceria com o governo do Estado, vamos transformar a região em um centro cultural. Vamos trabalhar para deixar este grande legado para as futuras gerações“.
O secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, afirmou que o seminário tem a finalidade de aproximar os gestores públicos e mostrar a importância da cultura para a sociedade. “Ela tem um papel fundamental de desenvolver o cidadão, por isso temos que criar políticas públicas voltadas ao setor cultural e que sejam duradouras. Devido a sua grande relevância é primordial que ela seja pensada de forma global e executada de maneira local, para assim criarmos uma rede favorável para o seu desenvolvimento”.
Segundo a Superintendente de Economia Criativa, Cláudia Medeiros, os seminários realizados em todo o Mato Grosso do Sul tem objetivo de oferecer um suporte aos gestores para a elaboração dos planos municipais de Cultura. “O Estado tem disponibilizado a orientação técnica necessária para o planejamento e criação dos elementos constitutivos dos Sistemas Municipais de Cultura. Este é o momento em que a Cultura passa a ser planejada com o olhar para as três dimensões da cultura: simbólica, cidadã e econômica, alinhada às ações de políticas públicas que ocorrem no âmbito nacional”.
ETAPAS
A superintendente informou que o projeto se estrutura em duas etapas, a serem desenvolvidas em 2015 e 2016. Em 2015, a etapa “A” visa o fomento à estruturação (criação, implementação e atualização) dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, a elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e a constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura. Já a etapa “B”, a ser desenvolvida em 2016, prevê o apoio à elaboração dos Planos Municipais de Cultura, beneficiando assim as 10 microrregiões do Estado.
PROGRAMAÇÃO
A abertura do seminário contou com a apresentação cultural da cantora três-lagoense Alba Alessandra. A programação, que vai até o período vespertino desta quarta-feira, conta também com a apresentação das Comissões Executivas: Municipal e Regional, palestras e orientações sobre a Construção do Plano de Trabalho Municipal.
Leciele Segantini/Assessoria de Comunicação