Três Lagoas teve um crescimento populacional significativo nos últimos anos e, consequentemente, houve aumento da frota veicular no Município, o que tem gerado aumento do efetivo de policiais militares, intensas fiscalizações de agentes e demais mobilizações que garantem a segurança no trânsito.
Somente nos últimos dez meses o Município recebeu quatro mil novos veículos, o que chegou, segundo a diretora do Setor de Educação no Trânsito, Creusa Ramos, ao total de 80 mil veículos circulando na Cidade.
“Mesmo com este aumento de veículos nas vias, tivemos uma queda significativa quanto ao número de acidentes no município de Três Lagoas”, pontua Creusa.
Segundo Creusa, em 2010, a Cidade registrou 3.336 acidentes e 37 com vítimas fatais. No ano de 2011, aconteceram 4.083 acidentes e houve 34 com vítimas fatais. Já em 2012, a Cidade registrou 3.088 acidentes e 27 com vítimas fatais. Neste ano, até esta segunda-feira (16 de dezembro), foram registrados 1.630 acidentes e 22 com vítimas fatais.
“A cada ano intensificamos o trabalho de educação no trânsito, um trabalho do Departamento Municipal de Trânsito, da Polícia Militar, Detran de Mato Grosso do Sul e demais parceiros. Este ano tivemos várias intervenções viárias, onde transformamos algumas vias, que eram sentido duplo, em sentido único além de, implantação de mais semáforos e diversas campanhas educativas”, ressalta Creusa.
AGENTES
Em 2013 os agentes de trânsito do município começaram a autuar após realização de um curso no início do ano e consequentemente, foram equipados com talonários eletrônicos, o que facilitou o trabalho dos mesmos.
“Não há dúvida de que houve maior conscientização por parte da população, pois, praticamente 95% dos acidentes são falha humana, e todo este trabalho em conjunto seria em vão se a população não se conscientizasse, porém, este quadro precisa ainda ser muito reduzido”, diz Creusa em relação à conscientização da população.
O Município também recebeu implantação de faixas elevadas para maior segurança dos pedestres, principalmente em frente às escolas. Para 2014, Creusa destaca que está prevista implantação de outras faixas elevadas e demais mudanças. “Temos projetos de intervenção viária no bairro Nossa Senhora Aparecida e próximo à Câmara de Vereadores, implantação de sinalização eletrônica e outros”, antecipou a diretora.
Assessoria de Comunicação