Na agenda, entrega de smartfphones a Agentes de Endemias e visita ao Hospital Auxiliadora e obras do Hospital Regional
O Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, médico Geraldo Resende Pereira, esteve em visita de cumprimento de agenda em Três Lagoas, nesta sexta-feira (03).
Geraldo Resende foi recebido no escritório regional do Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) pelo prefeito de Três Lagoas, Angelo Gerreiro; pela secretária municipal de Saúde, Angelina Zuque; coordenador regional do Governo do Estado, Jorge Augusto Martinho; vereadores Antônio Rialino e Isabel Cristina; comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), major Ênio de Souza Soares; e a diretora do Núcleo Regional de Saúde, Cristiane Regina Pagani.
No auditório do Sebrae, Geraldo Resende também participou da formalidade de entrega de smartphones para uso dos Agentes de Endemias pelo aplicativo “E-Visita”, que controla e monitora as visitas domiciliares nas ações de enfrentamento ao Aedes aegypti e de uma camionete Mitsubishi, cabine dupla/2019, já em uso no Setor de Endemias e Controle de Vetores da SMS.
Ao falar dos telefones celulares, entregues aos Agentes de Endemias, que ainda não haviam recebido o smartphone, observou que, “é uma importante ferramenta para o enfrentamento e controle de vetores, criado pelo Governo de Mato Grosso do Sul e também já usado pelo Estado de Pernambuco, que adotou esta nossa experiência”, comentou o Secretário de Saúde.
Na oportunidade, Geraldo Resende também falou do compromisso do Governo do Estado em “fortalecer os Núcleos Regionais de Saúde para valorização e aperfeiçoamento da presença da Saúde do Estado nos municípios da Região”, disse.
Quando se referiu ao seu trabalho de deputado federal por Mato Grosso do Sul, por quatro mandatos consecutivos e eleito para o quinto mandato, mas licenciado para assumir Secretaria de Governo da Saúde, Geraldo Resende anunciou que “farei de tudo para construir a melhor Saúde Pública do Estado”.
Para isso, informou que Três Lagoas estará participando ativamente do PDR (Plano Diretor Regional), “com a finalidade específica de fazermos a Saúde acontecer mais perto da Cidade onde reside o paciente”, explicou.
Três Lagoas será uma das quatro sedes da Macrorregião da Saúde ao lado de Campo Grande, Dourados e Corumbá.
Para isso, como ressaltou Geraldo Resende, o Governo do Estado está investindo no custeio de obras e equipamentos do Hospital Auxiliadora e na construção do novo Hospital Regional de Três Lagoas, que terá capacidade de receber 140 novos leitos e deverá ser referência para a Região.
HOSPITAL AUXILIADORA
Na sequência da agenda da visita a Três Lagoas, o secretário estadual de Saúde esteve no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, onde participou da solenidade de inauguração do Centro Avançado de Hemodiálise e da Nova Maternidade que recebe a denominação de Maternidade “Monir Thomé”, saudoso médico ginecologista e obstetra, “um dos médicos pioneiros da história do Hospital Auxiliadora”, como foi lembrado.
Na solenidade no Hospital Auxiliadora, o prefeito de Três Lagoas, ausente por problemas de saúde, foi representado pelo vice-prefeito Paulo Salomão. Nesta solenidade, estiveram também presentes os vereadores Antônio Rialino, Luiz Akira, Sirlene Pereira e Isabel Cristina; secretário municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV), Daynler Leonel; e a primeira dama de Três Lagoas, Leide Daiane.
Na inauguração do Centro Avançado de Hemodiálise, que marca também o início das comemorações alusivas ao primeiro centenário do Hospital Auxiliadora, houve o reconhecimento “do importante papel do apoio político do ex-senador Waldemir Moka, do então deputado federal Geraldo Resende e de Angelo Guerreiro, desde quando era deputado e agora como prefeito”, como lembrou o diretor administrativo Marco Antônio Calderon.
Nesta solenidade, estavam também presentes a diretora geral do Hospital, Irmã Aurélia Brioschi, e a Irmã Conselheira Inspetorial da Congregação Religiosa das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, Zenilde Fontes, que se encarregou do “Momento de Oração e Acolhida”, como foi denominado pelo Cerimonial.
CENTRO AVANÇADO DE HEMODIÁLISE
Graças à reforma e ampliação da nova “Clínica de Terapia Renal “, que passa a ter um Centro Avançado de Hemodiálise, o Hospital Auxiliadora disponibiliza, a partir de agora, em vez de 80 pacientes, teremos a capacidade de atender 120 pacientes com deficiência renal.
“Estamos partindo para a nova etapa de atingirmos 180 pacientes”, anunciou Calderon, ao ressaltar a importância dos recursos de Emendas Parlamentares do ex-senador Moka, Geraldo Resende e do então deputado estadual, Angelo Guerreiro.
“Não queremos ter um hospital parado, um hospital que não cresce”, disse o diretor Administrativo, ao informar que o projeto desta obra iniciou em 2014 e pretende crescer sempre mais.
“Este é um dia especial, por estarmos na cidade de Três Lagoas, onde o SUS (Sistema Único de Saúde) está dando certo, porque temos pessoas que dão à Saúde um atendimento humanizado”, ressaltou Geraldo Resende.
“É na Cidade que pulsa a vida das pessoas. Por isso, não é justo nem humano que os pacientes tenham que deslocar-se por mais de 200 km para a hemodiálise em outra cidade. Isso está chegando ao fim. Obrigado a todas as pessoas que fizeram acontecer ações que dão certo e dão qualidade e humanidade ao atendimento que prestamos à nossa população”, concluiu Geraldo Resende.
“Não podemos imaginar Três Lagoas e demais cidades da Região sem o Hospital Auxiliadora e sua importante missão no atendimento à saúde da nossa população”, destacou o vice-prefeito Paulo Salomão, falando em nome do prefeito Angelo Guerreiro.