Historiadoras do Arquivo Público Estadual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul estiveram em Três Lagoas nesta semana para uma visita técnica ao Arquivo Público Municipal, criado no dia 17 de junho, cumprindo mais uma etapa do projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul”.
Estiveram na cidade as historiadoras Áurea Coeli e Lira Dequech, do Arquivo Público do Estado para fazer o levantamento do acervo da cidade. O acervo fará parte dos documentos do Estado.
“Esse trabalho será realizado nos 79 municípios do Estado para que a memória desses locais seja preservada. Três Lagoas está bem adiantada devido a criação do Arquivo Público Municipal. Além da cidade, apenas Ponta Porã também tem o arquivo público", explicou Lira Dequech, coordenadora do Arquivo Público Estadual
PROJETO
O projeto também objetiva a realização de levantamentos, treinamentos e assessoria em instituições públicas municipais e federais da cidade, além de parceria para levantamento do Inventário municipal. O projeto também pretende estimular a adoção de políticas de preservação dos bens patrimoniais, bem como a produção historiográfica regional.
Lira explica que o trabalho irá abranger documentos do Poder Executivo, Legislativo e também arquivos de acervos particulares que sejam importantes na formação da história do município ou Estado. Após inventariar a massa documental e registrar todo o trabalho, o Arquivo Público publicará o inventário no formato de um catálogo.
"Existem muitas riquezas nessa cidade. A história de Três Lagoas contribui para a história do Estado e precisa ser preservada. O Arquivo Público já conseguiu resgatar muitos documentos, fotos e registros que retratam grande parte de tudo que aconteceu na cidade", disse Rodrigo Fernandes, coordenador do Patrimônio Histórico de Três Lagoas.
O inventário irá preservar o conteúdo histórico que não pode sofrer descaso ou descarte.
Serviço
O Arquivo Público Municipal de Três Lagoas fica na Biblioteca Municipal Rosário Congro, na Rua Alexandre Costa, 241 – Centro. Mais informações pelo telefone (67) 3929-1039.
Assessoria de Comunicação