
A população três-lagoense terá em breve a oportunidade de conhecer e desmistificar alguns conceitos ligados à cultura cigana. O município receberá nos dias 14 e 15 de maio, das 8h às 18h, no Arena Mix, o 1º Seminário do Povo Cigano de Mato Grosso do Sul.
O evento é uma iniciativa da Administração Municipal, através do Departamento de Cultura, em parceria com o Instituto Paulo Freire de São Paulo, Rede de Educação Cidadã e Teatral Grupo de Risco, com o intuito de promover a integração desta comunidade com a população.
Trazendo o tema Lumia Romai Universo Cigano, o seminário irá trabalhar aspectos que busquem incitar o conhecimento sobre esta minoria étnica através de várias atividades.
Teremos várias atividades, a programação traz uma grande abertura para a população conhecer mais a fundo a cultura cigana, dando a ela a valorização devida, explicou a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri.
Durante o seminário serão apresentadas várias formas de expressão da comunidade cigana como a dança, a música e o uso de roupas coloridas. Segundo a cultura cigana, todos esses objetos tem grande significado para a tradição cigana.
Para um melhor aproveitamento dos conteúdos que serão ministrados durante o seminário, os tópicos a serem abordados foram subdivididos em eixos (eixo de cultura, eixo educação e eixo assistência social), dessa forma os particpantes terão maior entendimento sobre o tema.
Procuramos facilitar ao máximo a compreensão daqueles que irão participar do seminário. Queremos que eles saiam daqui conhecedores da cultura cigana e que disseminem essas informações, apontou Vickie.
O seminário também será utilizado como uma vertente para discutir a realidade do povo cigano sul-matogrossense e propor ações específicas para as políticas públicas de cultura, educação e assistência social.
Pontos como a conscientização sobre as formas de discriminação, de racismo, de xenofobia, de intolerância e de exclusão do povo cigano também serão abordadas, promovendo assim uma grande integração e promoção cultural desta comunidade, tão presente no nosso país.
Vamos criar uma discussão saudável de forma a resposnder a responsabilidae intercultural do acontecimento que estamos gerando, pois é necessário preservar e recuperar a cultura cigana como uma das princiapis culturas populares, finalizou Vickie.
Inscrições
Para participar do seminário é necessário que o interessdo preencha a ficha de inscrição que está disponível no Departamento de Cultura, localizado no antigo prédio da Prefeitura (em frente a Praça Senador Ramez Tebet). O participante receberá ainda a programação completa do evento.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO