Três Lagoas recebe nesta quarta-feira (05), no Parque de Exposições “Joaquim Marques de Souza, a quarta etapa da 23ª edição do Rally dos Sertões, que é considerada a maior competição de off-road do automobilismo brasileiro. A organização do evento estima que as cerca de 1.500 pessoas envolvidas no campeonato estarão no Município.
“Esse evento além de movimentar o comercial e o setor hoteleiro da cidade, permite que os amantes do off-road possam conferir de perto as máquinas e os competidores no pátio do Sindicato Rural. O Rally dos sertões é o 2º maior Rally do mundo e o primeiro do Brasil”, comentou a prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB).
Segundo o diretor técnico e de prova, Eduardo Sachs, “no dia 05 de agosto teremos um deslocamento inicial de 147kms até a cidade de Paranaíba – MS. Faremos um abastecimento no Posto Trevão, na BR-158 e seguiremos contornando a cidade até uma saída de terra, onde iniciaremos a especial (trecho de velocidade)”.
Sachs apresenta o percurso que será feito até Três Lagoas. “Iremos chegar em Três Lagoas às 12h30. Iremos sair de Paranaíba , vamos passar pela Fazenda Caracu do Ipê, Cachambu, Royal, Bela Manhã, Candelabro, Ibirakamby, 3M, Tangará, São João, Chapada das Flores, Ipê Amarelo, Nova Alegria, Estância Duas Irmãs, Fazenda Dois Irmãos, Centro Rural, Fazenda Marambaia, Sitio 5 Estrelas, Fazenda Imperial, Córrego da Divisa, Fazenda Lambari, Nossa Senhora Aparecida, Berrante, Pioneiro, 3 Irmãos, Dos Ipês, Vale do Sol, TK, Fazenda Cachoeirinha, Ema e São José, Água Sumida, 3 meninas (reflorestamento), Siriema, Belezura, Beira Rio, Macedônia, São Francisco de Assis, Caçula, União, Horto Matão (Fibria), Campo Limpo II (Eldorado) e Santa Maria na MS-112. Assim, seguimos em deslocamento pela BR-158, passando pelo posto no km 252, onde os pilotos farão um abastecimento e seguem até a chegada no Parque de Exposições em Três Lagoas”, reforça.
VISITAÇÃO
A organização informa que os veículos que competem no Rally dos Sertões ficarão expostos para apreciação no pátio do Parque de Exposições, sendo que os portões serão abertos para visitação a partir das 15h.
COMPETIÇÃO
Durante os oito dias de competição, serão 2.917 quilômetros de percurso total, sendo 1.487 de trechos cronometrados (especiais). A prova, que é válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, terá um percurso rápido, disputado em piso predominante de cascalho e piçarra, com passagens por serras e canaviais.
A competição deste ano contará com 183 participantes, divididos em quatro modalidades: Motos, Quadriciclos, Carros e UTVs.
Nas Motos, 39 pilotos, representando as principais marcas, vão encarar a disputa nas seguintes categorias: Super Production, Production Aberta, Marathon, Over 45 e CRF 230cc. Entre os Quadriciclos, seis competidores desbravarão as trilhas rumo ao Sul do país.
Modalidade que mais cresce no rali, os UTVs mais uma vez tem recorde de inscritos. Em 2014 foram 23 veículos e, neste ano, o número subiu para 30. Com isso, a disputa promete ser muito mais acirrada nas duas categorias: Super Production e Turbo.
Nos Carros, 39 duplas partirão para mais um Rally dos Sertões, divididos em sete categorias: T1-FIA, Protótipos T1, Pró Brasil, Protótipos T3, Super Production, Production T2, Production T2/TR4.
TRANSMISSÃO
Na TV aberta, a Band será a emissora oficial do Rally dos Sertões 2015. Até 10 de agosto, notícias sobre os preparativos para o evento, competidores, bastidores da prova e resultados estarão nos programas Jornal da Band, Jornal da Noite, Jogo Aberto, Band Esporte Clube e Café com Jornal. De 3 a 7 de agosto, no programa Dia Dia, o apresentador Daniel Bork receberá chefes de cozinha para fazer pratos típicos da região por onde o rali vai passar. No dia 16 de agosto, o Band Esporte Clube fará um especial com os melhores momentos da competição, com os campeões de cada categoria e com as ações sociais da prova.
Além de matérias e boletins nos principais telejornais e programas esportivos, o pacote de mídia com o Grupo Bandeirantes inclui a cobertura online no portal www.band.com.br e nas rádios BandNews FM, Bradesco Esportes e Sul América Trânsito.
Mais uma vez, na TV fechada, a parceria é com a ESPN. O acordo inclui oito programas diários de 30 minutos e um especial de uma hora nos canais ESPN e ESPN+, com cobertura jornalística no SportCenter e também no portal www.espn.com.br.
Leciele Segantini/Assessoria de Comunicação