Criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselheiros tutelares estão sendo escolhidos pela população neste domingo (4). É a primeira eleição que ocorre unificada em todo país, de acordo com a Lei nº 12.696/2012. Em Três Lagoas a votação para novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/TL), da Secretaria Municipal de Assistência Social, teve início às 7h, com encerramento marcado para as 17h, e está sendo realizada no Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (CRASE) “Coração de Mãe”.
De acordo com a presidente do CMDCA, Edmar Rodrigues da Silva, a eleição 2015 possui 22 candidatos habilitados a membros do Conselho Tutelar do Município, devidamente aprovados no Processo de Escolha Unificado. Na ocasião serão escolhidos cinco conselheiros titulares e cinco conselheiros suplentes para o quadriênio 2016/2020.
Podem escolher os membros do Conselho Tutelar pessoas maiores de 16 anos com título de eleitor e domicílio eleitoral de Três Lagoas. Basta comparecer ao CRASE “Coração de Mãe”, até às 17h portando documento oficial com foto.
VOTAÇÃO
A eleição teve início às 7h com o processo de lacre das urnas, acompanhado pelo Ministério Público de Três Lagoas. Às 8h a população iniciou a votação nos candidatos. Segundo a presidente do CMDCA, a quantidade de eleitores está surpreendendo, haja vista que o voto para conselheiros não é obrigatório. “Isso mostra o comprometimento da população para em escolher seus os representantes, é muito importante. Desde quando começou as votações muitas pessoas já compareceram. O conselheiro tutelar estará à frente de muitas demandas sociais, o que lhe transfere grande responsabilidade. Por essa razão, este processo democrático também exige do eleitor responsabilidade em escolher quem o representará”, disse Edmar.
PROCESSO
Os conselhos tutelares passaram a instalados em 1990 pelo ECA para atuarem no enfrentamento à violência física e psicológica, à negligência, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens. Cada munícipio realizava o processo de escolha dos conselheiros individualmente, em datas e formatos diferentes, adequados para cada realidade municipal.
O primeiro processo de Escolha Unificada aconteceu neste dia 4 de outubro. Portanto, de acordo com a Lei nº 12.696/2012, o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorrerá em data unificada em todo território nacional a cada quatro anos.
CANDIDATOS
Adriana Alves Pereira; Ana Laura Lins Rosa; Angela Soares Dia; Bruna Lopes Ribeiro; Claudiney Ferreira de Souza; Daniel Batista Rosa; Edna Martha Martins Pereira; Elisabete Daiana Vieira; Gisélia Garcia Dias; Gracielly da Silva Benevides Souza; Lara de Paula dos Santos Silva; Lilian Tronconi Silva Nagano; Luciana Aparecida Mantovani Machado; Luciana Cardoso do Nascimento Silva; Marcia Regina Saraiava; Marlene Sales Moreira; Michel Francis Faria Cabral; Rafael Coelho Prates; Raiane da Silva Rodrigues; Sandra Adriana da Silva Ribeiro; Tiago Calisto de Souza e Valdecir Salles da Silva.
Assessoria de Comunicação | Laila Rebecca