Três Lagoas recebe nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), no Parque de Exposição Joaquim Marques de Souza, o projeto Detranzinho, uma mini cidade com objetivos educacionais voltados ao trânsito.
O Detranzinho é a Cidade Escola de Trânsito do Detran de Mato Grosso do Sul. Tem banco, hospital, lojas, praças, lanchonete, ruas sinalizadas por onde circulam mini carros, mini motos, bicicletas e pedestres, que são as crianças das escolas que vêm visitar o Detranzinho. Tudo é adaptado para o tamanho das crianças.
De acordo com a chefe da Divisão de Educação do DETRAN, Inês Pereira Esteves, o objetivo do trabalho é fazer com que as escolas e educadores despertem a criança para a Educação no Trânsito. Inês enfocou que, com o trabalho, as crianças aprendem a perceber as áreas de risco no trânsito.
Através desta educação a criança pode aprender como deve se comportar dentro dos veículos, no desembarque e sobre os sinais de trânsito.
Inês ressaltou que o aprendizado no trânsito contribuirá para a vida das crianças.
Eles aprendem e se tornam multiplicadores. Agentes que vão cobrar atitude dentro e fora dos carros.
Janaina Aparecida de Oliveira Vilalba, aluna da Escola Eufrosina Pinto, gostou de participar do projeto. Aprendi mais sobre as placas e a importância da faixa de pedestres.
Caroline Castro de Queiróz, de 8 anos, acredita que o projeto ajudará no cotidiano. Vou cobrar mais os meus pais e se tiver que atender o celular terá que estacionar o carro.
Para o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Flávio Thomé, o projeto vem de encontro ao trabalho realizado em Três Lagoas para tentar melhorar o trânsito na cidade. Mostra de forma mais prática como funciona o trânsito e conscientiza as crianças sobre as regras e as leis de trânsito. Eles aprendem para orientar os pais.
A coordenadora pedagógica da Educação no Campo, Eulália Maria da Silva, destacou a participação dos alunos da Educação no Campo no projeto Detranzinho. Mais uma vez os alunos do campo têm acesso as mesmas coisas que os alunos da cidade.
Eulália lembrou que é importante que a educação no trânsito comece na escola. As crianças são as que mais cobram. Depois que elas aprendem o certo não deixam os pais fazerem o errado.
Seminário
Além do circuito Detranzinho, o DETRAN realizará um seminário para discutir os principais assuntos do Trânsito de Três Lagoas.
A chefe da Divisão de Educação informou que entre os temas estão acidentes de trânsito e o sistema viário do município. Também vamos apresentar o Projeto Cidade Educadora, apresentando o modelo de Dourados. E acrescentou: Podendo até ser implantado em Três Lagoas.
Inês ressaltou que durante o seminário uma carta de intenções do município será redigida. Neste documento constará todas as proposições apresentadas pelos participantes, sendo um instrumento político dos órgãos de trânsito, dando um norte para garantir que a cidade se desenvolva conforme as leis, assegurando mobilidade e acessibilidade.
O seminário, aberto a toda a população, será realizado nesta quinta-feira (4), à partir das 19h, no Centro Cultural Irene Marques Alexandria.
Assessoria de Comunicação