A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da equipe do Departamento Municipal de Turismo, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, participou do 1º Encontro de Gestores Públicos Municipais do Turismo de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, na última segunda-feira (20).
O objetivo do evento foi dar “continuidade às ações de fomento e desenvolvimento ao turismo local”, resumiu o diretor do Departamento de Turismo, Otony Ávila Ornellas.
Devido a outros importantes compromissos, relativos à sua pasta, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, não pode participar do evento.
O evento foi prestigiado com a presença da vice-governadora do Estado, Simone Tebet, e do deputado federal, Geraldo Resende (PMDB-MS).
A vice-governadora destacou a política de desenvolvimento ao turismo, fortalecida por ações do Governo do Estado. Simone Tebet ressaltou que, “existem inúmeras ações e boras de Governo, mesmo não sendo vistas como diretamente voltadas ao turismo, fazem parte do processo de fomento, incentivo e atração ao fomento do turismo”. A vice-governadora se referiu à pavimentação e melhorias de rodovias, praças, saneamento, incentivos fiscais que atraem indústrias e, por conseguinte atrai o turismo de negócio, entre outros.
TRÊS LAGOAS
Simone Tebet também citou o exemplo de Três Lagoas para ressaltar a necessidade de ações do Poder Público Municipal que, “mesmo com recursos escassos pode criar opções de fomento ao turismo”, disse.
A ex-prefeita de Três Lagoas citou como exemplo o espaço Arena Mix, que resultou no aproveitamento de uma área (buracão), ambientalmente degradada. Graças ao empenho do Ministério Público, Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e Prefeitura, esse local “transformou-se em amplo espaço de lazer, prática de competições de motociclismo, como é o caso do Motocross e também de multiuso para shows e eventos de toda a natureza”, lembrou Simone Tebet.
A vice-governadora citou também como exemplo de Três Lagoas o Balneário Municipal. A reforma, inicialmente realizada com intuito de propiciar uma opção de lazer aos munícipes, “hoje recebe um grande números de turistas, inclusive com realização de eventos de grande porte com foi o torneio de pesca realizado no último final de semana que atraiu turistas de diversas partes do Brasil”, destacou Simone Tebet.
Na oportunidade, os participantes do evento tomaram conhecimento da Política Estadual do Turismo e do lançamento do Catálogo das Regiões Turísticas de Mato Grosso do Sul.
O evento foi enriquecido com uma série de palestras, ilustrações e orientações sobre: Qualificação dos serviços turísticos; CADASTUR; Programa de Regionalização do Turismo; Gestão Descentralizada; Lei Estadual sobre estâncias turísticas; e Reestruturação do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo.
Assessoria de Comunicação