A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Cultura, iniciou o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), nesta quarta-feira (21), no Paço Municipal Prefeito Rosário Congro (antiga Prefeitura), nesta quarta-feira (21).
Uma das etapas iniciais foi reunir representantes de diversos segmentos da sociedade organizada e discutir sobre a importância da organização civil na difusão e participação dos projetos culturais de Três Lagoas e sobre as propostas das principais ações culturais para os próximos 10 anos.
Para elaboração e efetivação do Plano, o Departamento de Cultura conta com assessoria dos advogados e especialistas em Gestão Pública, Édio de Souza Viégas e Athayde Neri, ambos de Campo Grande.
Nessa primeira reunião, os consultores explicaram o passo a passo das etapas burocráticas, a ser seguidas para a elaboração de um Plano Municipal de Cultura; o que consiste esse Plano; quais as diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC); a importância do fomento da Cultura para Três Lagoas; como buscar subsídios junto aos Órgãos Públicos, para que este fomento aconteça; fortalecimento institucional; instrumentos de gestão; e planejamento e participação social.
CONSELHO
O PMC deverá ser acompanhado pelo Conselho Municipal de Cultura que terá votação dos futuros integrantes nesta quinta-feira (22), às 17h30, no antigo Paço Municipal.
São candidatos à eleição: Maíra Gimenez, Deivid Silva, Luiz Carlos Relíquias, Sergio Alvarenga (Pinicuta), Erika Moura, Lucia Lacerda dos Anjos, Thiago Rodrigues Teixeira, Ângela Rondon, Juliana Araújo, Fernanda Aranha, Fernando Guinter Herter, e Wellington dos Anjos.
O Conselho deverá ser formado por nove representantes, tendo como presidente a assessora do Departamento Municipal de Cultura, Vickie Vituri, conforme consta no Regulamento. Com ela, serão cinco representantes do setor cultural do Município, e quatro representantes da sociedade que serão escolhidos por meio do voto aberto.
ENVOLVIDOS
Na reunião de quarta-feira estiveram envolvidos 35 representantes da sociedade civil, além do vereador Nilo Candido (PDT) e do vereador presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, Jorge Aparecido Queiroz – Jorginho do Gás (PSDB).
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA
Com a elaboração do Plano Municipal de Cultura, as ações culturais de Três Lagoas serão desenvolvidas como Políticas de Estado. Para tanto, o PMC precisa estar alinhado ao Plano Nacional de Cultura (PNC), já aprovado em Lei Federal.
O PNC tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo, voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.
Por meio da execução do Plano, a sociedade organizada estará representada nas decisões do Departamento de Cultura de Três Lagoas, com o objetivo de permitir e agilizar convênios e repasses de recursos do Governo Federal e também do Estado.
Assessoria de Comunicação