‘As Escolas Municipais de Três Lagoas, que possuem o Ensino Fundamental, recebem durante toda esta semana o Rotacine. O projeto é desenvolvido pela Fundação de Cultura do Estado, e tem como objetivo divulgar e fortalecer o cinema Nacional de animação.
Os alunos das Escolas Municipais tem a oportunidade de assistir curtas de animação que abordam a realidade brasileira.
O Departamento de Cultura é parceira no projeto. Segundo a Vickie Vituri o Rotacine é um instrumento importante para levar as artes cênicas de boa qualidade, em especial o cinema Nacional. São curtas-metragens que surtem grande efeito na percepção da realidade brasileira. É um incentivo à produção de animação Nacional.
ROTACINE
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul iniciou no mês de maio a programação do projeto, que leva a Mostra Infantil de Animações Brasileiras para crianças do ensino fundamental de várias cidades do interior do Estado. As exibições são gratuitas.
A equipe do projeto Rotacine selecionou curtas que abordam assuntos, situações, paisagens, trilha sonora e personagens da cultura popular brasileira, proporcionando ao público infantil o acesso a essa arte.
O projeto, que desde 2006 leva a arte do audiovisual para os Municípios, já foi visto por mais de 15 mil moradores de cidades do interior que não tinham acesso a nenhuma sala de exibição, promovendo o conhecimento e o reconhecimento da nossa identidade cultural.
Com a exibição e discussão de filmes e animações nacionais pretende-se iniciar um processo de formação de plateia crítica e a difusão da produção em Mato Grosso do Sul, comenta Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura do Governo do Estado.
A PROGRAMAÇÃO
21 de agosto Terça-feira – E.M. Gentil Rodrigues Montalvão
22 de agosto Quarta-feira – E.M. Eufrosina Pinto
23 de agosto Quinta-feira – E.M. Maria de Lourdes Lopes
24 de agosto Sexta-Feira – E.M. Ramez Tebet
‘
Assessoria de Comunicação