Está acontecendo, desde a manhã desta sexta-feira (12), a 5ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Três Lagoas e Região, no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.
O evento, promovido pela Sociedade Ginecologista e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul (SOGOMAT-Sul) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), conta com a parceria da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Na solenidade de abertura, a prefeita Marcia Moura (PMDB), em viagem a São Paulo (SP), e a secretária de Saúde, Eliane Brilhante, foram representadas pela enfermeira Elaine Fúrio.
“Desde a primeira, a Prefeitura de Três Lagoas tem sido parceira na realização deste importante evento para aprimoramento das ações de Saúde, na nossa Cidade e cidades da Região”, disse Elaine, diretora de Saúde, ao desejar as boas-vindas a todos os participantes.
Ao abrir os trabalhos, o presidente da SOGOMAT-Sul, médico Paulo Saburo Ito, de Campo Grande, agradeceu a acolhida e comentou sobre a importância do evento para “atualizar conhecimentos nesta importante área da Medicina”, disse.
“Todo o evento que se realiza em Três Lagoas, pelas dimensões desta Cidade e sua importância no contexto estadual e até nacional, é importante e ganha destaque”, observou Paulo Ito.
Além dele, foram convidados e estarão participando do evento os seguintes profissionais da Medicina, professores e especialistas de Ginecologia e Obstetrícia: Alex Bortotto Garcia, André Domingos, Cláudio Mancini, Marco Aurélio Albernaz, Maria Auxiliadora Budib, Maria Eugênia Faria Tavares, Maristela Vargas Peixoto, Nádia Stella Viegas dos Reis.
Os trabalhos da 5ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia foram abertos com mesa redonda sobre Trombofilia, coordenada pelo médico Marco Lúcio Trajano dos Santos, e como médico mediador, o especialista nessa área, Marco Aurélio Albernaz, de Goiânia (GO).
PROGRAMAÇÃO
Na programação do evento, que se estende até às 12h deste sábado (13), constam ainda os seguintes temas a serem expostos em mesa redonda e conferências: Investigação do Casal Infértil; Osteoporose – Diretrizes Nacionais e Internacionais; Amenorreia; Calendário Vacinal da Mulher; Pré-Natal, Parto e Puerpério; ITU (Infecção do Trato Urinário); Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, metas universais da Rede Cegonha; conferência sobre Bexiga Hiperativa: diagnóstico e tratamento; Climatério ( nome científico que descreve a transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo na mulher); e o que é Rede Cegonha?
Assessoria de Comunicação