Cerca de 18 milhões de estudantes de quase todos os municípios brasileiros participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no ano de 2023. Pelo segundo ano consecutivo, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas obtiveram resultados significativos, representando um avanço notável na educação local e incentivando o protagonismo dos estudantes no aprendizado matemático.
O aluno Rafael Hayashi de Sá, da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, por exemplo, alcançou a medalha de ouro regional e prata em nível nacional, sendo homenageado, nesta segunda-feira, 1º de julho, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande, com a medalha de ouro de nível nacional.
Entre os estudantes premiados, destacam-se nomes como Ana Clara Guimarães Sanches, Rafael Marra Franco de Oliveira, Ana Júlia Silvio de Wilmes, Alana Vitória Ramos Santana, Rafael Hayashi de Sá e Luiz Gustavo de Melo Lopes.
CONQUISTAS EDIÇÕES ANTERIORES
Na 17ª edição da OBMEP em 2022, os estudantes da rede municipal alcançaram resultados memoráveis, conquistando uma medalha de prata, dois bronzes e quatro menções honrosas. A Escola Professora Maria Eulália Vieira também foi premiada, destacando-se pelo desempenho exemplar de seus alunos.
No ano seguinte, na 18ª edição da OBMEP em 2023, um estudante de Três Lagoas recebeu medalha de prata, e outros cinco foram reconhecidos com menções honrosas em nível nacional. Além disso, a Escola Municipal Joaquim Marques de Souza foi premiada, reforçando o compromisso e a excelência da educação matemática na cidade.
PREPARAÇÃO E APOIO
Para alcançar esses resultados, a preparação dos estudantes foi intensa. Encontros com familiares foram organizados para conscientizar sobre a importância da OBMEP, enquanto os alunos receberam suporte adicional no contraturno e transporte no dia das provas da segunda fase.