
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio de orientadoras de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), representou o Estado de Mato Grosso do Sul no Seminário PNAIC Regional Centro Oeste. O evento que foi realizado na cidade de Caldas Novas – GO, de 15 a 17 de março, teve como objetivo apresentar os projetos de alfabetização que foram destaque em 2014.
As Orientadoras de Estudos, Maria Célia Santos Nunes e Vivian Rosa Garcia de Almeida Souza, elaboraram o projeto de pesquisa “Formação Continuada – uma trajetória de valorização de saberes na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas-MS”, que foi selecionado em dezembro do ano passado no Seminário Estadual do PNAIC, em Campo Grande. Ao todo, 78 municípios participaram e 18 foram selecionados para representarem o Estado e, apenas seis se apresentaram no Seminário Regional Centro Oeste, dentre eles, Três Lagoas, Dourados, Aquidauana e Campo Grande.
Maria Célia foi a representante do Estado e do Município no evento, apresentando o artigo que foi elaborado com base na retrospectiva do programa de formação continuada do PNAIC, que acontece desde 2001, em parceria com os governos Municipal, Estadual e Federal nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).
“Estou honrado e muito feliz pelo reconhecimento do trabalho realizado pelos trabalhadores da educação que atuam no PNAIC, e tenho certeza que este mesmo sentimento é compartilhado pela prefeita Marcia Moura”, disse o titular da SEMEC, Mário Grespan.
A assessora pedagógica e educacional da Semec e coordenadora do PNAIC, Jussara Fernandes, diz que o reconhecimento do trabalho revela a qualidade do trabalho de formação continuada do município. “Um dos focos da SEMEC é o professor, pois, é através destes profissionais que conseguimos alcançar o aluno. Por essa razão, investimos na formação continuada. Claro que os desafios ainda são muitos, mas o trabalho de pesquisa, realizado com extremo carinho e competência pelas orientadoras, revela que estamos no caminho certo, rumo à melhoria da qualidade do ensino”, observou.
Vivian Rosa explica que o projeto foi um resgate sobre a formação continuada com o foco na alfabetização realizada em Três Lagoas. “Fiquei muito surpresa e feliz com a escolha do nosso trabalho para representar o Estado no Seminário Regional em Caldas Novas. É o reconhecimento de um trabalho intenso de muita dedicação que envolveu profissionais competentes e comprometidos. O nosso projeto foi um resgate sobre a formação continuada com o foco na alfabetização realizada no município de Três Lagoas”, disse.
A orientadora ainda faz uma explicação da elaboração do trabalho e enfatiza a importância da participação dos professores. “Na introdução, apresentamos uma retrospectiva trazendo desde a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em 2001 e outras ações políticas de formação continuada como Parâmetros em Ação, Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), Pró-Letramento, Alfabetização na Perspectiva do Letramento e Tematização da Prática, que foram desencadeadas na mesma linha de trabalho, ou seja, relacionando a alfabetização com o letramento. Finalizamos a apresentação com o PNAIC, apresentando nossa pauta de estudos e justificando as ações realizadas nos encontros com as cursistas, bem como o reflexo deste trabalho com os alunos. Vale ressaltar que o PNAIC está em andamento desde o ano de 2013 e que o diferencial foi o envolvimento com os Professores Alfabetizadores e equipe diretiva que aconteceu gradativamente, pois contemplamos os Especialistas e Professores Coordenadores no projeto, favorecendo o comprometimento e seriedade de todos, e esta é a proposta que o próprio nome do programa prevê: um “pacto” de todos os envolvidos pela educação de qualidade”, finalizou.
PARTICIPANTES
Participaram também deste projeto pela Rede Municipal, as orientadoras de estudos Neuza Inácio, Vera Medeiros, Isabel de Lourdes e Mirian Vieira, que trabalharam com os professores do 1º e 2º ano da Reme e na Rede Estadual pela professora coordenadora Edna Alves. Em Três Lagoas, o programa é coordenado pela professora Jussara Fernandes, assessora pedagógica e educacional da Semec.
PNAIC
O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Assessoria de Comunicação