Nos últimos anos Três Lagoas tem vivido um grande avanço no seu desenvolvimento, sendo considerada como uma das grandes forças econômicas do Centro-Oeste brasileiro e que devido ao incremento na infraestrutura está sendo disputada por empresas de nível internacional.
Em estudo realizado pela Urban Systems e publicado na edição 1.100, ano 49 nº 20, da revista Exame, apontou que Três Lagoas é a 27ª cidade do país com mais de 100.000 habitantes com as melhores condições para a realização de negócios.
Com o resultado alcançado pelo Munícipio ele é o primeiro do Estado, ficando sete colocações a frente de Campo Grande e Dourados; de cidades do interior do estado de São Paulo, como São José do Rio Preto, Americana, Araraquara e Presidente Prudente, além de capitais como Cuiabá, Porto Velho, Manaus, Natal e Belém.
Para elaborar o ranking das melhores cidades do Brasil para fazer negócios, foram analisados 28 indicadores em quatro categorias: desenvolvimento econômico, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento social. Cada indicador teve um peso conforme sua importância, totalizando 30 pontos. Em sua avaliação, Três Lagoas alcançou o total de 11,12 pontos.
Assessoria de Comunicação