A Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Lagoas recebeu visita de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e representantes da Tellus – Agência de Design em serviços públicos, com objetivo da realização de pesquisa acerca dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 0 a 6 anos, a pesquisa está relacionada ao Projeto Vínculos.
A pesquisa será realizada em cidades representantes de cada região do país. Três Lagoas foi o Município escolhido da região Centro Oeste para receber tal pesquisa que consiste em visitas acompanhas e entrevistas em profundidade, visitas às Secretarias; imersão nos Cras e local de realização do SCFV, visitas domiciliares e atividades lúdicas com as crianças.
Três Lagoas está entre os cinco municípios do Brasil selecionados pelo MDS, por ofertar o serviço alusivo com a primeira infância por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
“Viemos para conhecer o trabalho de perto com as famílias, acompanhar o atendimento aos usuários e também saber como se organizam quanto à estrutura e demanda de atendimento local”, declarou Veridiana Nokad, representante da Tellus.
“É um conjunto a ser analisado e conhecido, pois observamos a forma de lidar com o usuário toda estrutura e dinâmica utilizada, podendo ser um exemplo a ser seguido, e ainda vemos a diferença de um Município para outro e ver que é possível prestarem o mesmo serviço, com qualidade mesmo se utilizando de estruturas e métodos diferentes”, disse Mariana Crispim também representante da agência Tellus.
Durante a visita, as técnicas acompanharam o serviço das equipes volantes e falaram também com os usuários.
“Tudo isso é uma parceria entre MDS, Fundação Marcia Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e Agência Tellus”, reforçou Mariana.
VISITA
No dia 5 de agosto os pesquisadores, com a presença da técnica do setor de SCFV do MDS, Carolina de Souza Leal, cumpriram agenda realizando visita no Crase – Coração de Mãe e conheceram atividades desenvolvidas pelas crianças, adolescentes e idosos nos CRAS bem como pelos Programas Sociais existentes nas unidades da Rede: Banda Cristo Redentor; Bombeiros do Amanhã; Crase-Coração de Mãe; Patrulha de Educação no Trânsito; Patrulha Florestinha; Pelotão Mirim e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para idosos “Tia Nega”.
PROJETO VÍNCULOS
O objetivo do projeto é mapear as boas práticas dos serviços do SCFV de 0 a 6 anos e identificar oportunidades para promover o desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade em todo Brasil.
A principal forma de pesquisa é a coleta de informações por meio da conversa e observação, sempre que possível no contexto do usuário.
Além de Três Lagoas, Tarauacá (AC); Santa Cruz (RN) Betim (MG) e Santa Rosa (RS) serão foram Cidades selecionadas.
“São mais de 5 mil municípios no país e creio que estamos entre os escolhidos para receber esta pesquisa por consequência do que desenvolvemos diariamente servindo e amparando, conforme nossas possibilidades, à população. Fazemos tudo isso com planejamento e a preocupação de cumprir as ações nas datas previamente agendadas. É um trabalho em equipe e não há como funcionar de outra forma, porém, acima de tudo temos a frente do executivo uma prefeita que dá todo suporte necessário para que este trabalho aconteça”, pontua a secretária de Assistência Social Maria Lúcia Firmino.
Daiana Oliveira/Assessoria de Comunicação