
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), promoveu, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, uma reunião estratégica para debater o avanço da citricultura como nova oportunidade de investimento no município.
O prefeito Dr. Cassiano Maia e a primeira-dama estiveram na reunião junto com diversas autoridades e instituições envolvidas no setor, entre elas:
• Prefeitura de Três Lagoas, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA).
• Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC);
• Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO-MS);
• Sindicato Rural de Três Lagoas;
• Fundecitrus;
• Produtor Eduardo Garbin Sgobi, da Fazenda Paraíso;
• Polícia Rodoviária Federal (PRF);
A citricultura tem se expandido significativamente em Mato Grosso do Sul, atraindo grandes investimentos devido às condições favoráveis do estado, como legislação sanitária rígida e ampla disponibilidade de água. Em Três Lagoas, essa atividade se apresenta como uma alternativa promissora para diversificação da produção e fortalecimento da economia.
Entre os aspectos abordados na reunião, destacam-se a legislação sanitária rigorosa do Estado, que adota medidas protetivas para as plantações, incluindo a proibição do plantio da murta, planta hospedeira da bactéria causadora da doença do greening, que afeta os citros; e a geração de empregos e investimentos.
Atualmente, Mato Grosso do Sul já desponta como uma nova fronteira para o cultivo de citros, com investimentos de grandes grupos do setor. Em Três Lagoas, esse movimento ganha força com a chegada de produtores interessados em estabelecer pomares na região.