A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e com o apoio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAUDE), realizou nesta terça-feira, 19 de novembro, dois eventos para abordar a equidade racial na saúde pública.
Com o tema “A sua consulta tem cor?”, as atividades reuniram profissionais de saúde, acadêmicos e a comunidade, em um diálogo sobre o impacto da perspectiva racial no atendimento em saúde, com intuito de promover uma assistência mais justa e inclusiva no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O primeiro evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, e contou com a participação de 40 profissionais da Rede Municipal de Saúde. A capacitação discutiu práticas e estratégias para incorporar a equidade racial no atendimento, reforçando a importância de tratar o tema como uma garantia de direitos.
À noite, o Campus II da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) foi palco de uma roda de conversa que reuniu 90 participantes, entre agentes municipais de saúde, acadêmicos e usuários do SUS. O encontro promoveu reflexões e a troca de experiências sobre os desafios e as possibilidades de promover a equidade racial nos serviços públicos de saúde.