A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), com apoio de outras diversas pastas, tem se empenhado em reduzir o número de casos de dengue notificados e confirmados. O trabalho tem surtido efeito, haja vista que o número de casos confirmados passou de 731 em 2016 para sete, este ano.
Conforme o relatório emitido pela SMS, por meio do Departamento de Vigilância e Saneamento e Vigilância Epidemiológica, nos três primeiros meses do ano de 2016 foram notificados 997 casos da doença, sendo que desses, 731 eram confirmados. Este ano o cenário mudou drasticamente, sendo que no mesmo período de tempo foram notificados apenas 237 casos, sendo que desses sete são confirmados.
“Acreditamos que as constantes campanhas de conscientização e a operação Meu Bairro Limpo podem ter uma relação com esse baixo índice. Porém, a população deve estar sempre alerta, pois não é porque esse índice caiu que ele se manterá assim, temos que manter o mesmo cuidado de sempre”, ressaltou Maria Angelina Zuque, secretária de Saúde.
Além disso, a secretária alertou que de janeiro a maio a Cidade é sujeita a epidemias de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypiti, por isso cobrou colaboração da população e reafirmou que o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, vem sempre colocando em pauta a importância de manter o ritmo de trabalho para evitar surtos.
Segundo Guerreiro, estratégia de prevenção é a melhor solução, pois além de evitar ou diminuir risco a saúde pública, também impacta na área financeira do município e no bem estar geral. “População orientada e principalmente consciente dos seus atos é sinal de progresso para a cidade”, afirmou o prefeito.
ENTANDO O CICLO DE FORMAÇÃO DO MOSQUITO
Diretoria de Comunicação