O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia, participou, de 29 a 31 de março, em São Paulo, do Timberland Investing 2011, o único evento focado em investimentos florestais na América Latina.
Representando o município, Marco aproveitou a oportunidade para fazer contato com investidores de várias partes do mundo e de diversas regiões do Brasil. Mato Grosso do Sul e principalmente Três Lagoas tem recebido muitos investimentos neste setor e a presença da Administração Municipal neste evento trouxe mais respaldo a esse crescimento.
Aproveitei a oportunidade para fazer contatos e prestar informações para todas as pessoas que tinham curiosidade de saber mais sobre a região, principalmente em relação a investimentos, esclareceu Marco.
O secretário Marco participou de 24 palestras de representantes, não só do Brasil, mas dos Estados Unidos, Chile, Argentina, Panamá, além do Deputado Federal Aldo Rebelo, que falou sobre a proposta de mudança no Código Florestal.
Novo encontro
Nos dias 11 e 12 de abril, Marco Garcia participou do II Encontro Brasileiro de Silvicultura, em Campinas. O evento contou com a participação de mais de 1.200 pessoas de todas as regiões do Brasil, envolvidas diretas ou indiretamente com a Silvicultura.
Foram realizadas mais de 20 palestras sobre o mercado florestal, as novas técnicas de exploração, soluções de logística e impactos sócio ambientais de grandes projetos nacionais.
Dentro da programação semanal, no dia 13 de abril, foi aberta a ExpoForest 2011 – Feira Florestal Brasileira, em Mogi Guaçu. A feira foi instalada em uma área cedida pela International Paper e contou com público estimado de 8.000 pessoas e 120 expositores de diferentes partes do Brasil e de países como Itália, Canadá, Espanha, Alemanha.
Empresas como Caterpillar, Komatsu, John Deere, Ponsse, Hyundai, New Holland, Mercedez Benz, Scania, Volvo, Iveco, Massey Ferguson entre outras marcas, estão presentes nesta feira e já anunciaram lançamentos para atender o mercado do segmento.
A feira, que é a maior do Brasil até o momento seguiu até esta sexta-feira (15) e foi dividida em três áreas: estática, dinâmica de colheita e dinâmica de silvicultura.
Segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Floresta Plantada (ABRAF), a cadeia de base florestal plantada, desde as florestas, até as transformações industriais, gera 3,9 milhões de empregos e os investimentos previstos para o setor nos próximos cinco anos em mudas, fertilizantes, defensivos e outros insumos, para novas áreas de florestas plantadas no país, superam 7 bilhões. Três Lagoas faz parte destes números, com o seu crescimento no maciço florestal.
A participação do secretário nestes eventos foi fundamental para o andamento do projeto de realizar, em Três Lagoas, no final deste ano, ou no começo do ano que vem, a maior Feira Florestal do Estado e uma das maiores do país.
O evento já conta com apoio de empresas como Fibria, International Paper, Eldorado Brasil e Florestal Brasil.
Nestes eventos que participei, busquei as melhores informações sobre o segmento e, tenho certeza, que, o que eu vi, vai dar um bom subsidio para dar segmento ao projeto de fazer a maior feira florestal do país em Três Lagoas, encerrou Marco Garcia.
Assessoria de Comunicação