A prefeita Marcia Moura (PMDB) abriu oficialmente a 8ª Semana Municipal de Trânsito, em solenidade na frente do prédio da Prefeitura de Três Lagoas, na manhã desta quarta-feira (23).
No período de 23 a 29, a Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran) promoverá todo um conjunto de ações, direcionadas aos condutores, pedestres e toda a população, para reflexão e conscientização da responsabilidade sobre o trânsito viário urbano de Três Lagoas.
Sem desviar do enfoque principal deste ano, que é a segurança do pedestre e a conscientização dos condutores sobre o “quanto custa não respeitar a faixa”, durante este período da Semana Municipal de Trânsito serão intensificadas palestras educativas nas Escolas, blitzes educativas com distribuição de panfletos aos pedestres e condutores, nos pontos de maior fluxo de veículos, principalmente na área central da Cidade.
A Semana Municipal de Trânsito, instituída por Lei, proposta pelo então vereador Claudio César de Alcântara (2005-2008), sancionada pela ex-prefeita Simone Tebet em 2006, começou a ser implantada em 2007. Desde então, foi repetida a cada ano, enfocando um determinado tema relacionado aos problemas do trânsito urbano local.
“Três Lagoas é a única cidade de Mato Grosso do Sul a discutir os problemas locais do trânsito, envolvendo toda a população nessa importante questão, graças à iniciativa da criação da Semana Municipal de Trânsito”, ressaltou o secretário de Trânsito, Milton Gomes Silveira.
O secretário destacou a importância das parcerias na realização das ações da Semana de Trânsito, como Eldorado Brasil, Detran/MS, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu, entre outros.
AUTORIDADES
Na solenidade estavam também os secretários Walter da Silva Dias (Esportes), Jnaína Ávila Lunardi (Administração), Carmen Goulart (Planejamento), Eliane Brilhante (Saúde), Luciano Dutra (Desenvolvimento Econômico), Clayton Mendes de Moraes (Jurídico) e Fernando Pereira (Finanças).
Representando a Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Adão da Apae (PMDB), Antônio Rialino de Medeiros (PMDB) e Sirlene da Saúde (PROS).
Juntamente com representantes do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), estiveram na solenidade: comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Wilson Sérgio Monari, acompanhado do tenente Nascimento, oficial responsável pelo Pelotão de Trânsito, e o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, major Leandro Mota de Arruda.
A solenidade também foi assistida por um grupo de alunos da Escola da Apae de Três Lagoas, acompanhados da diretora Giselda Alves.
ESSENCIAL DA CAMPANHA
A diretora de Educação no Trânsito, professora Creuza Ramos Monteiro Ferreira, fez alusão ao livro do escritor francês, Antoine Saint-Exupéry (Pequeno Príncipe) ressaltou que “o essencial desta campanha é invisível aos olhos”.
Segundo ela, “o essencial é o condutor ter consciência do amor e respeito à vida”, porque a sinalização e as regras são importantes no trânsito, mas “de nada valerão se o condutor não respeitar a sua e a vida dos outros”.
Por sua vez, a prefeita Marcia Moura lembrou das “famílias que perderam entes queridos em acidentes de trânsito urbano de Três Lagoas”.
Marcia Moura, ao dirigir-se ao propositor da Lei que deu origem à Semana Municipal de Trânsito, agradeceu “a parceria da Câmara Municipal pela apresentação e discussão de propostas para a melhoria do trânsito de Três Lagoas”, disse.
A Semana Municipal de Trânsito tem a sua importância ‘para o amadurecimento e educação de comportamento que devem ser repassados aos nossos condutores, ciclistas e pedestres, com a participação das nossas crianças, que deverão repassar conhecimentos e uma nova mentalidade aos seus pais”, ressaltou a prefeita.
Assessoria de Comunicação