‘A segurança no trânsito viário urbano de Três Lagoas atingiu os limites da tolerância nos diversos segmentos da sociedade. A violência no trânsito, o despreparo, negligência e a falta de educação dos condutores, que acabam provocando acidentes, na sua maioria com vítimas e um número preocupante de mortes (neste ano já foram registradas 17 óbitos), estão causando impactos negativos e preocupantes, não só aos que estão chegando à Cidade, mas também àqueles que aqui nasceram e aos que há anos aqui residem e trabalham.
Na maioria dos acidentes, as principais causas e a classe de condutores envovlvidos são sempre as mesmas. As estatísticas de acidentes de trânsito mostram que na maioria das vítimas, com ferimentos e morte, estão condutores de motocicletas e ciclistas. A alta velocidade e falta de atenção continuam sendo as principais causas dos acidentes de trânsito de Três Lagoas.
Devido ao crescimento urbano e mudanças do padrão financeiro das famílias, resultados do desenvolvimento industrial e comercial, a tendência é o aumento incontido e inevitável do número de veículos a curto prazo. Estima-se que hoje circulam pelas ruas de Três Lagoas perto de 65 mil veículos, sem contar as bicicletas. Somente os licenciados e emplacados em Três Lagoas, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), são quase 55 mil.
Como exemplo, está o acelerado crescimento do número de motocicletas circulando pela cidade. Nos últimos cinco anos, a grande maioria dos usuários de bicileta passou a ter como transporte a motocicleta. Em apenas uma das revendedoras de Três Lagoas, estima-se que são vendidas, em média, 300 novas motocicletas por mês, o que equivale a 3,6 mil ao ano.
Um outro grande problema na cidade, comum na maioria das cidades do porte de Três Lagoas, é o transporte coletivo urbano. O roteiro das linhas de ônibus, horários e principalmente a cultura da população fazem com que as pessoas optem pelo uso de condução própria em vez do coletivo.
Por outro lado, aumenta o número de empresas de ônibus, micro-ônibus e vans circulando pela cidade, fretadas pelas principais indústrias, já instaladas e em operação e por aquelas que estão sendo construídas. Com isso, em vez de circularem por rotas previamente estabelecidas e que deveriam ser aprovadas pelo Departamento Municipal de Trânsito e Serviços Viários (Deptran), rodam por todos os locais, atendendo à demanda de trabalhadores, em qualquer lugar que eles residam.
Este é o resumido diagnóstico incial do que está ocorrendo com o trânsito, na cidade de Três Lagoas, e que exige decisões que revertam essa situação.
WORKSHOP
Todas essas observações e muitas outras foram apresentadas em reunião, realizada na manhã desta terça-feira (19), em uma das salas do prédio do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), para a preparação de um workshop sobre segurança do trânsito em Três Lagoas, previsto para o final do mês de agosto ou primeira semana de setembro.
A proposta e mobilização inicial partiu da direção da Eldorado Brasil, através do gerente de Comunicação da empresa de celulose, em fase de construção no Município, Celso Sartori, atendendo à sugestão do secretário de Administração, Odair Biassi.
Como todos sabem, o workshop é o termo moderno para definir reunião de grupos de pessoas interessadas em determinado projeto ou atividade. Dessa reunião, com objetivos previamente definidos, deverão sair decisões práticas e que sejam eficientes para a melhoria do trânsito.
A proposta foi aceita e recebeu de imediato o 
amplo e irrestrito apoio da prefeita Márcia Moura, através do Deptran, ligado à Secretaria Municipal de Administração.
Participaram desta primeira reunião: o secretário de Administração, Odair Biassi