O Programa de Defesa e Proteção do Consumidor de Três Lagoas – Procon/TL e a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – PROCON/MS, deram abertura ao VII Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor no Município, nesta quarta-feira (5), com presença da chefe do Executivo Municipal de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB). O evento acontece no Centro de Convenções do Mediterrâneo Park Hotel, na Avenida Ranulpho Marques Leal, nº 1344, Jardim Alvorada e encerra nesta quinta-feira (6).
O evento proporciona a troca de experiências entre os representantes dos Procons municipais, com a presença de representantes de operadoras de celulares, agências bancárias e também da ANEEL, AGEPAN, ENERSUL e ELEKTRO.
“Temos uma população economicamente ativa aproximada de 65 mil habitantes e devemos estar preparados para atender a demanda, pois, temos o comércio de bens e produtos pujante. Quero reafirmar ações como esta, repercutem de forma direta no único objetivo de ajudar o consumidor”, considerou a diretora do Procon de Três Lagoas, Lilian Campos.
A diretora ressaltou também, que dos 25 Procon’s divididos entre o Estado, pelo menos 11 estiveram presentes durante abertura do VII Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor.
“Nós da OAB entendemos que o trabalho do Procon é de suma importância para evitar que as reclamações sejam levadas ao Judiciário que, por vezes está amarrotado de processo o que gera desconforto para que o consumidor resolva seu problema. Digamos que muitas vezes nós consumidores somos a parte fraca nesta relação, por isso a necessidade que os municípios se aprimorem e desenvolvam ações como esta buscando a melhora na defesa do consumidor”, pontuou presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Henrique Gusmão.
“Esta atitude de imposição e fiscalização dos Procon’s é até pedagógico, pois trata do comportamento diante de um problema entre empresa e consumidor, parabenizo e desejo que este órgão continue tomando as rédeas das situações apresentadas e desenvolvendo-se a cada dia”, expressou o defensor Público, Fábio Antonio Oliveira.
O Superintendente Estadual do Procon, Alexandre Rezende explicou brevemente o foco do evento.
“Nós vamos tratar de uma política institucional, e que desde agradecer ao apoio da Prefeitura local. Três Lagoas está de parabéns neste quesito, pois sem tal apoio o Procon não consegue trabalhar. Este momento é para fortalecermos as iniciativas a serem desenvolvidas em prol do interesse do consumidor”, esclareceu o superintendente.
“Os municípios evoluíram com o Procon, este órgão não somente resolve mas apresenta e traz soluções que amparam o consumidor. A Cidade cresce, mas aqui existe respeito e cuidado com a população”, destacou a prefeita Marcia Moura.
Estiveram presentes os secretários Walter Garcia (Infraestrutura), Silvania Bersani (Gabinete), Janaína Lunardi (Administração), Milton Silveira (Trânsito), Maria Lúcia Firmino (Assistência Social), representantes do Judiciário e demais autoridades.
PROGAMAÇÃO DO EVENTO
Dia 05/11/2014(quarta-feira)
8h às 8h30min – Recepção, Credenciamento e Entrega de Materiais.
8h30min às 9h30min – Abertura Oficial do Evento com Autoridades Presentes.
9h30min às 9h45min – Coffee Break e Momento de Integração entre os Participantes.
9h45min às 10h45min – Reunião com representantes das Operadoras de Celular VIVO e OI.
10h45min às 11h – Espaço para perguntas.
11h às 13h30min – Intervalo para almoço – livre.
13h30min às 14h30min – Reunião com representantes da ANEEL, AGEPAN, ENERSUL e ELEKTRO – Tema: “Prestação do Serviço de fornecimento de Energia elétrica frente aos dados de reclamações no SINDEC”.
14h30min às 15h – Espaço para perguntas.
15h às 15h15min – Coffee Break e Momento de Integração entre os Participantes.
15h15min às 17h30min – Espaço para Troca de Experiências entre os PROCON’s Municipais.
17h30min – Encerramento das Atividades do Dia.
Dia 06/11/2014 (quinta-feira)
8h30min às 8h40min – Abertura dos Trabalhos do Dia.
8h40min às 9h40min – Palestra com a professora Maria da Glória Paim Barcellos – Tema: “Elaboração de Planilha de formação de anuidade para as escolas particulares e lista de material escolar”.
9h40min às 10h- Espaço para perguntas.
10h às 10h15min – Coffee Break e Momento de Integração entre os Participantes
10h15min às 11h – Palestra com INMETRO – Tema: “Dosimetria da Sanção”.
11h às 11h15min – Espaço para perguntas.
11h15min às 13h15min – Espaço para o almoço – Livre.
13h15min às 14h30min – Reunião com os bancos Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sindicato dos Agentes Lotéricos – Tema: “Prestação de serviços bancários e a Defesa do Consumidor”.
14h30min às 15h – Espaço para Perguntas.
15h às 15h30min – Coffee Break e Momento de Integração entre os Participantes.
15h30min às 16h30 – Pacto de nova sede para realização do VIII Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, aprovação de calendário e temários para o próximo encontro.
16h30min – Encerramento
Assessoria de Comunicação