O Departamento de Agronegócios da Secretaria de Meio Ambiente visita na próxima segunda-feira (2) as propriedades do Cinturão Verde selecionadas para o projeto PAIS – (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). As visitas periódicas são feitas em parceria com técnicos do SEBRAE de Campo Grande, com o objetivo de acompanhar o preparo dos agricultores para receber os kits do projeto.
Na parte da manhã, as visitas nas 10 propriedades iniciam a partir das 7h30. Já na parte da tarde, todos se reúnem para uma reunião que irá avaliar como está o andamento do projeto com os agricultores.
O PAIS é uma realização da Fundação Banco do Brasil (FBB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Ministério da Integração Nacional, e apoio técnico da Fazenda Vale das Palmeiras. Em Três Lagoas, o convênio do projeto foi assinado em março deste ano entre a Prefeitura, o Banco do Brasil e o SEBRAE.
O projeto do PAIS tem como objetivo fornecer a agricultores uma horta circular, onde em seu centro localiza-se um galinheiro. Para a horta produz-se alimentos como cereais, hortaliças (acelga, alface, almeirão, rúcula, berinjela, tomate), frutas e outros que sejam de forma orgânica, além de um quintal agroecológico onde cultiva-se mandioca, feijão, e outros.
O modelo do PAIS convida os agricultores familiares ao desenvolvimento sustentável, buscando:
– Estimular a agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos.
– Reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade.
– Apoiar o correto manejo dos recursos naturais.
– Incentivar a diversificação da produção.
– Evitar o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO