O Bocacine Cine Clube exibirá no próximo domingo (29) o filme “Só Dez Por Cento é Mentira”, de Pedro Cezar, que é um original mergulho cinematográfico na biografia inventada e nos versos fantásticos do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros. O projeto é uma realização do Departamento Municipal de Cultura, por meio do Núcleo de Audiovisual e do Grupo de Teatro Identidade.
A exibição do filme, que tem classificação livre, acontece a partir das 18h no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”, que fica à esquina da Rua Alexandre Costa com a Rua Paranaíba, próximo à Lagoa Maior, no Centro.
FILME
O filme alterna sequências de entrevistas inéditas do escritor Manoel de Barros, versos de sua obra e depoimentos de “leitores contagiados” por sua literatura, onde é construído um painel revelador da linguagem do poeta, considerado o mais inovador em língua portuguesa.
“Só Dez Por Cento é Mentira” ultrapassa as fronteiras convencionais do registro documental. Utiliza uma linguagem visual inventiva, emprega dramaturgia, cria recursos ficcionais e propõe representações gráficas alusivas ao universo extraordinário do poeta.
Procurando resignificar às “desimportâncias” biográficas e à personalidade “escalena” de Manoel de Barros o diretor Pedro Cezar, responsável pelo roteiro e pela narração, pontua o filme com momentos de breves testemunhos ao fundo, como fizera em seu primeiro longa metragem, Fabio Fabuloso. Narrado na maior parte das vezes em tom pessoal o filme busca, sobretudo, “uma voz que aproxime-se da simplicidade e da afetividade do personagem e que se afaste da soberba e da pretensão de uma análise teórica sobre poesia no idioleto manoelês”.
Manoel de Barros faleceu em 2014, aos 93 anos, publicou cerca de 20 livros e recebeu diversos prêmios literários. Consagrado, é o escritor brasileiro que mais vendeu no gênero poesia.
“Só Dez Por Cento é Mentira” ganhou os prêmios de melhor documentário longa-metragem do II Festival Paulínia de Cinema 2009 e os prêmios de melhor direção de longa-metragem documentário e melhor filme documentário longa metragem do V Fest Cine Goiânia 2009.
BOCACINE CINE CLUBE
A proposta do projeto Bocacine Cine Clube é apresentar ao público uma programação variada, mas privilegiando os filmes alternativos ao cinema comercial e mostrar a riqueza da produção cinematográfica nacional e do Estado. Na primeira fase as apresentações serão de filmes produzidos no Mato Grosso do Sul.
O projeto se desdobrará no Cine Clubinho, que levará cinema a alunos da rede municipal de ensino e tem como objetivo também fomentar a produção cinematográfica local.
Leciele Segantini/Assessoria de Comunicação