Por conta da baixa cobertura em Três Lagoas do exame citopatológico, conhecido popularmente como preventivo, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará a edição 2022 da Campanha “Diga sim à vida, faça seu preventivo”, no dia 06 de agosto (sábado).
A ação inicia às 8h e finaliza às 19h, na oportunidade serão oferecidos os serviços de coletas de preventivos/Papanicolau; atendimento odontológico; vacinação; serviço de farmácia; aferições de pressão arterial; testes de glicemia; testes rápidos de ISTs; curativos; além de consulta com médicos e enfermeiros e palestras de educação em saúde.
Participam da ação todas as Unidades de Saúde de Três Lagoas, exceto as do Jupiá e Novo Oeste que vão dar apoio aos postos vizinhos e, e as USFs Vila Alegre e Jardim Maristela que já promoveram no dia 23/07, suas campanhas.
De acordo com a diretora de Saúde Coletiva da SMS, Andréia Lima, o objetivo da ação é aumentar a cobertura do citopatológico e rastreamento para diagnóstico precoce do câncer. “ Já realizamos o exame de forma espontânea pelas unidades de Saúde durante todo ano, mas estamos com baixa cobertura e adesão do público feminino entre a faixa etária de 25 a 64 anos dentro das unidades”, explica.
Andreia destaca que o foco da campanha é atrair mulheres para fazer o exame, mas todos podem participar das ações oferecidas, que acontecem no fim de semana, para poder atender o munícipe que trabalha durante a semana, seja aquele que precisa receber a vacina de rotina e da Covid-19 ou quem tem uma receita de remédios e precisa retirar na Farmácia.
SERVIÇO
Campanha “Diga sim à vida, faça seu preventivo”
Data: 06 de agosto
Horário: Das 08h às 19h
Unidades: USF Interlagos, USF Jardim Atenas, USF Nova Três Lagoas, USF Paranapungá, USF Santa Luzia – Eurídice Chagas Cruz, USF Santa Rita, USF Santo André, USF São Carlos – Joel Neves, USF Vila Haro, USF Vila Nova – Miguel Nunes e USF Vila Piloto
Serviços: coletas de preventivos/Papanicolau; atendimento odontológico; vacinação; serviço de farmácia; aferições de pressão arterial; testes de glicemia; testes rápidos de ISTs; curativos; consulta com médicos e enfermeiros e palestras de educação em saúde.