A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizaram neste sábado (30 de setembro) o encerramento da campanha “setembro azul”, um mês dedicado à visibilidade da pessoa surda.
Ao longo do mês as pessoas surdas de Três Lagoas puderam atualizar exames de audiometria, um exame que tem como objetivo a avaliação audiológica, para que assim possa possibilitar a integridade do sistema auditivo, além de identificar algum tipo, grau e configuração da perda auditiva em cada orelha.
A comunidade surda de Três Lagoas, usuária da CIL, puderam aproveitar momentos de alegria e descontração em uma manhã de lazer realizada na orla da Lagoa Maior. Vestidos de azul e segurando bexigas na mesma cor o grupo realizou uma pequena caminhada até a academia ao ar livre para dar visibilidade ao tema e celebrar esta data tão importante.
Também foram proporcionadas algumas atividades: a dinâmica com balões trazendo a reflexão e a conscientização sobre as campanhas que são realizadas no mês de setembro tais como: “setembro amarelo”, “setembro verde” e “setembro azul” e deste modo, puderam expressar suas ideias através de pinturas em telas. Outro momento importante, foram as atividades laborais realizadas pelos educadores sociais da SMAS, que levaram a informação sobre a importância da atividade física no dia a dia e para a saúde, e para as crianças, a Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (SEJUVEL) disponibilizou brinquedos infláveis.
COMUNIDADE SURDA
Para ser reconhecido enquanto deficiente auditivo e fazer uso dos direitos previstos em lei, é necessário que a deficiência se dê pela perda da audição bilateral, total ou parcial, comprovada por exames que devem ser renovados anualmente.
CIL
O Município dispõe da Central de Interpretação de Libras (CIL), uma iniciativa da atual Administração Municipal para garantir a inclusão, proporcionando atendimento especializado aos surdos, além de garantir acesso aos serviços públicos. Para se cadastrar e ter todo o suporte do serviço, o interessado deve comparecer à CIL, localizada na Rua: Elmano Soares, 670 – Centro. Telefones para mais informações: 99257-1607 e 99301- 6912.