A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ª BIA AAAe), promoveu, nesta quarta-feira (27), uma solenidade de formatura e promoção das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – “Pelotão Mirim”. O evento aconteceu na Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul – Faculdades Integradas (AEMS).
A cerimônia teve como objetivo destacar os valores trabalhados pelo programa, como o incentivo ao estudo, respeito às hierarquias, noções de civismo e disciplina, além de promover o desenvolvimento social e pessoal dos participantes.
Durante a solenidade, foram graduados dez soldados, enquanto cinco cabos foram elevados ao 3º sargento. Também oferecemos promoções de dois 3º sargentos para a patente de 2º sargento, marcando o reconhecimento pelo desempenho e dedicação dos participantes.
Sobre o SCFV – Pelotão Mirim
O SCFV – “Pelotão Mirim” foi criado em 26 de agosto de 1998, em parceria entre a Prefeitura de Três Lagoas e a 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro. Desde 2016, a gestão foi deficiente para a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, mantendo-se o convênio inicial.
Em 2019, o programa passou a integrar o Programa Forças no Esporte (PROFESP), uma iniciativa que ampliou as atividades oferecidas pelo SCFV, potencializando seu impacto na formação de jovens cidadãos.
Atualmente, o serviço atende 60 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, com atividades realizadas no CRAS Vila Piloto e na sede do Clube Militar, na Rua dos Militares, 23, Vila Piloto. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino.
A formatura destacou a importância do SCFV “Pelotão Mirim” como um programa de fortalecimento dos vínculos sociais e familiares, promovendo a cidadania e desenvolvendo habilidades que trazem benefícios para o futuro dos jovens.
A Prefeitura de Três Lagoas e a 3ª BIA AAAe reafirmaram o compromisso de continuar fortalecendo a parceria e oferecendo oportunidades de crescimento pessoal e social às crianças e adolescentes atendidos pelo programa.