A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), através da diretoria de proteção básica, realizou nesta sexta-feira (29 de setembro) o encerramento da campanha “Setembro Verde” com uma linda apresentação da Banda Musical Cristo Redentor na residência inclusiva.
A ação encerra uma série de atividades realizadas pela SMAS com o objetivo de conscientizar a população quanto à necessidade e a importância de todos nós sermos agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva.
A Banda se apresentou para os moradores da residência que receberam os musicistas e curtiram momentos de alegria e descontração.
A UNIDADE
A residência inclusiva é destinada para jovens e adultos com deficiência física, mental e intelectual, sendo a primeira Cidade de Mato Grosso do Sul a municipalizar este tipo de serviço. A residência inclusiva está em funcionamento desde fevereiro de 2022, oferecendo acolhida, segurança e educação para seus moradores.
O serviço é tipificado e é destinado para pessoas com idade entre 18 a 59 que tenham sido destituídos da família ou, comprovadamente, não tenham recursos e nem rede de apoio para cuidar destas pessoas que necessitam de uma atenção dedicada e especial.
Na unidade são oferecidos os serviços de terapia ocupacional, acompanhamento com assistente social, psicólogo, nutricionista, cuidadores plantonistas, motorista e serviços gerais. Além disso, os moradores também recebem atendimento do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
SETEMBRO VERDE
“Setembro Verde” se trata de um mês dedicado a chamar a atenção sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência, reforçando questões como acessibilidade e inclusão social e, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) desenvolveu intensificou as ações alusivas à data.
O objetivo da campanha é conscientizar a população quanto à necessidade e a importância de todos nós sermos agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva. O Dia Nacional de luta da Pessoa com Deficiência foi oficializado no ano de 2005 pela Lei nº 11.133, porém, comemorava-se desde o ano de 1982.
A escolha do dia 21 de setembro se deu devido ao dia estar próximo à primavera, estação à qual é conhecida pelas flores e este fenômeno seria uma representação do nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.