A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), através do Departamento de Proteção Social Básica, realizou nesta quinta-feira (15) a cerimônia oficial de entrega de certificados das oficinas, workshops e treinamentos realizados ao longo do segundo semestre de 2022. O evento aconteceu no Centro de Referência Social e Educacional (CRASE) “Coração de Mãe” e contou com a participação das pessoas que concluíram os cursos e receberam a certificação.
As oficinas oferecidas ao longo do semestre foram no segmento da beleza, arte e música, saúde e esportes olímpicos, através dos seguintes cursos:
Design de sobrancelha; manicure e pedicure; corte cabelo e escova; barbearia; trompete; trombone; dança; vocal; coro ou musicalização; judô; natação; capoeira; coral; pintura em tecido; tear de pregos; violão; workshop make up autoestima feminina; treinamento de primeiros socorros.
As oficinas foram realizadas no núcleo de estudos e capacitação da assistência social (NECAS), Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) Banda Cristo Redentor e no SCFV Tia Nega, capacitando 1.022 (mil e vinte e dois) pessoas.
Sandra da Silva foi uma das participantes a receber o certificado do curso de cabelereira, ela disse que já atuava na área e se interessou por participar da capacitação para se aprimorar na área, aprender novas técnicas e com isso gerar mais renda para a família. O filho de Sandra, Pablo da Silva, 13 anos, também recebeu a certificação de sua participação no SFCV Pelotão Mirim.
A Secretária da pasta, Vera Helena, falou da sua alegria em poder participar deste momento de conquista e lembrou que este foi o ano da retomada de muitos projetos e cursos de capacitação, que precisaram ser suspensos por conta da pandemia.
“A gente precisa despertar o interesse da população para participar cada vez mais dos cursos de capacitação, que possibilita que as pessoas tenham uma nova profissão, além de uma nova fonte de renda” disse a Secretária.
Durante seu discurso, a Secretária agradeceu ao Prefeito Angelo Guerreiro por todo o apoio aos projetos que são realizados pela Assistência Social. Vera ainda destacou que Guerreiro é um prefeito que cuida da cidade, das obras e principalmente das pessoas, sempre se preocupando com a população.
O número de usuários/as da política de assistência social que participaram das referidas oficinas foram:
- design de sobrancelha – 37 formandos;
- manicure e pedicure – 43 formandos;
- corte cabelo e escova – 49 formandos;
- corte cabelo e escova e barbearia – 30 formandos;
- trompete – 32 participantes;
- trombone – 17 participantes;
- dança – 78 participantes;
- vocal, coro ou musicalização – 21 participantes;
- esportes olímpicos – judô – 167 participantes;
- esportes olímpicos – natação – 116 participantes;
- capoeira – 167 participantes;
- coral – 57 participantes;
- pintura em tecido – 47 participantes;
- tear de pregos – 69 participantes;
- violão – 27 participantes;
- workshop make up autoestima feminina – 26 participantes;
- treinamento de primeiro socorros – 39 participantes.