‘A prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), inaugurou na manhã desta quinta-feira (5) a maior obra ambiental do estado de Mato Grosso do Sul. O aterro sanitário e de resíduos sólidos está localizado na rodovia MS 395 a 10 quilômetros do centro urbano da cidade.
Este é o segundo aterro do estado, pois em Dourados já existe um em funcionamento. O diferencial da obra em Três Lagoas é a licença ambiental e o aterro de resíduos sólidos, destinado à construção civil e demolição.
Foram investidos R$ 4.621.867,63, com recursos próprios do Município, em uma área de 2.513,22 metros, toda cercada de barreira vegetal.
De acordo com o engenheiro e gerente da Financial Construtora, responsável pela obra, Fabiano Amaral, Três Lagoas gera 90 toneladas/dia de lixo, e o aterro está estruturado para atender 100% dessa demanda urbana e dos distritos. Ele explicou que o gás metano produzido é queimado e o chorume (liquido produzido pela decomposição do lixo) vai para a lagoa de tratamento onde recebe o controle de afluentes com 90% de eficácia
a água limpa e tratada vai para o córrego do Palmito.
Existe ainda uma área onde eram depositados os lixos que sofreu um grave impacto ambiental, mas estudos dizem que ainda á recuperação para este solo. E é nisso que vamos trabalhar, disse Fabiano.
Diferente do lixão, que os resíduos são