Reeleita com 76,81% dos votos válidos, a prefeita Simone Tebet (PMDB) concedeu na manhã desta segunda-feira (6), uma entrevista coletiva para falar sobre a eleição 2008. A coletiva foi realizada no barracão que abrigou toda a coordenação da campanha da prefeita Simone e contou com a presença da vice-prefeita eleita, Márcia Moura, do presidente do Diretório Regional do PMDB, Eduardo Rocha, além de secretários e diretores da Administração Municipal.
A prefeita abriu a coletiva agradecendo o apoio e o trabalho de todos os envolvidos no processo eleitoral, desde os mais conhecidos, até os anônimos, que não pouparam esforços ao longo da campanha para que a Administração obtivesse os 76,81% de aprovação representados pelas urnas.
É uma marca histórica em Três Lagoas, resultado de um trabalho árduo de todos os servidores, pessoas que carregaram nossa bandeira sob o sol, batendo de porta em porta e pedindo voto para nós e toda a equipe da campanha num trabalho de bastidores imprescindível.
Simone dividiu a conquista com a candidata a vice-prefeita Márcia Moura e valorizou o trabalho diário da candidata.
O trabalho da imprensa e a firmeza do Ministério Público também foram pontos ressaltados pela prefeita Simone Tebet. Acredito que isto nos possibilitou uma eleição tranqüila, avaliou.
Sabatinada
Depois de fazer sua análise do processo eleitoral e seus agradecimentos, a prefeita Simone se colocou à disposição para responder as da imprensa.
E como já era de se esperar, as primeiras questões foram sobre a troca de secretários e escolha da presidência do novo parlamento municipal.
Em relação ao secretariado, a prefeita respondeu que só decidirá em dezembro. E que, a presidência da Câmara, é uma decisão do Legislativo. Isso não é minha responsabilidade, mas acredito que houve um amadurecimento da democracia e que os vereadores saberão como escolher.
Sobre a eleição de apenas um candidato de oposição, a prefeita destacou que o importante é unir forças em prol de um único partido que é Três Lagoas.
Simone também fez questão de desmistificar o fato de que vice não governa em Três Lagoas destacando o papel do atual vice-prefeito. Luiz Akira foi bem e eu entendo o seu projeto político. Ele precisava de mais liberdade e por isso pediu afastamento da Secretaria de Agronegócios. Mas, sempre que precisei, ele esteve presente.
Com relação do retorno da vice-prefeita eleita, Márcia Moura, à secretaria de Educação e Cultura e do vereador eleito, Jorge Martinho, para a secretaria de Saúde, Simone afirmou que ainda não teve tempo para conversar com os dois. Vocês ainda nem me deixaram dormir direito, brincou a prefeita com a imprensa.
IPTU
Um dos pontos questionados na entrevista foi sobre a metodologia que a administração usará para cobrar o IPTU neste segundo mandato. Alguns repórteres alegaram que esta foi a principal insatisfação colhida junto à população neste processo eleitoral, em relação à atual administração.
Simone esclareceu que tudo que diz respeito a IPTU em Três Lagaoas está em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal e salientou que todas as ações jurídicas resultantes de inadimplência em relação ao pagamento do IPTU foram propostas na gestão anterior à sua.
São execuções antigas, ações propostas pelo prefeito anterior, que nós não temos como parar, sob a pena do prefeito ter que pagar do próprio bolso os valores, perder o mandato e se tornar inelegível de 5 a 8 anos.
A prefeita informou que está sendo estudada a possibilidade de pagamento das dívidas antigas, sem juros e multas e com parcelamento.
Sobre os repasses para Câmara, Simone ressaltou que deverá reunir os novos eleitos para uma discussão relacionada a valores. Na opinião de Simone, o recurso que está sendo passado para a Câmara é muito alto e parte dele poderia ser aplicado em melhorias para a cidade.
Eleitos
Além da prefeita e da vice, que são do PMDB, o partido contará com quatro vereadores na Câmara, Fernando Milan, Jorge Martinho, Professor Nuna e Vera Helena.
Os candidatos Ângelo Guerreiro (PDT), Jorginho do Gás (PSDB) e Tonhão (PPS), conseguiram se reeleger, sendo o candidato do PDT o de maior votação.
Para os próximos quatro anos, a Câmara contará com duas mulheres no legislativo, Vera Helena, que conquistou a reeleição e Marisa Rocha (PSB).
O DEM e o PT conseguiram eleger um candidato cada, Celso Yamaguti e Idevaldo Claudino, respectivamente.
Votos
Simone agradeceu aos vereadores que fizeram parte da coligação e lembrou aos eleitos da responsabilidade e do trabalho que vem pela frente. Quero parabenizar os dez vereadores eleitos e lembrá-los de que vocês não foram eleitos apenas com seus votos, mas com os votos da população.
A prefeita finalizou agradecendo a população, especialmente a melhor idade e as crianças. Nos momentos em que recebemos ataques pessoais, eram elas que nos apoiavam e nos davam mais força para continuarmos.
A candidata reeleita lembrou que a principal missão da Administração é fazer de Três Lagoas a maior cidade de Mato Grosso do Sul. Com empregos que proporcione salários dignos. Nossa responsabilidade é maior e isso significa que trabalharemos dobrado, finalizou Simone.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO