‘A prefeita Márcia Moura (PMDB) recebeu na manhã desta segunda-feira (10) a liberação da ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento UPA. O documento foi entregue pela ex-prefeita, Simone Tebet, que recebeu da Caixa Econômica Federal (CEF) a liberação do projeto na última sexta-feira (7), em Campo Grande.
De acordo com Simone, o projeto UPA foi o último pedido dela, enquanto prefeita, feito a CEF. A ex-prefeita buscou recursos em Brasília para que a obra fosse implantada em Três Lagoas ainda em 2010. A unidade terá como verba emenda extra orçamentária no valor de R$ 1.575.866,69.
A prefeita Márcia Moura destacou que a construção da UPA vai ajudar a aliviar o fluxo do Pronto Atendimento (PA), abrangendo a população dos bairros situados a região sul da cidade. Três Lagoas está crescendo e esta unidade vem em boa hora para somar com os serviços que a saúde pública disponibiliza, comentou Márcia.
Segundo a prefeita, a ordem de serviço para a construção deve ser assinada até o final desta semana, e a conclusão da obra prevista para dezembro deste ano.
Missão
Conforme a secretária de Saúde, Elenir Neves, um dos principais critérios para receber o projeto UPA é possuir na cidade ou região o SAMU-192. Com esta unidade, o tempo resposta do atendimento pré-hospitalar irá diminuir, possibilitando maior sobrevida ao paciente, ressaltou.
Um dos diferenciais da UPA, acrescentou Elenir, é que o local terá sala de estabilização para o paciente, com incremento de vários equipamentos de urgência e emergência.
A UPA tem como missão desenvolver ações de saúde através do trabalho de equipe interdisciplinar, com o objetivo de acolher, intervir na condição clínica e referenciar para a rede básica de saúde, para a rede especializada ou internação hospitalar, proporcionando continuidade do tratamento com impacto positivo no quadro de saúde individual e coletivo da população usuária
descentralizar o atendimento de pacientes com quadros agudos de média complexidade