A Prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), assinou nesta sexta-feira (7), no CEM Centro de Especialidades Médicas Dr. Júlio Maia, a ordem de serviço que autoriza a reforma e readequação do prédio. Participaram da solenidade os vereadores Tonhão (PPS) e Jorginho do Gás (PSDB), secretários, diretores e servidores municipais.
A obra, de reforma e ampliação do CEM, contempla a readequação dos espaços internos com acesso coberto para as edificações, pintura geral, revestimento de paredes, piso e teto, instalação, revisão e substituição nas instalações hidráulicas, instalações de esgoto e águas pluviais, trocas de louças e metais, troca geral de luminárias e instalação de ventiladores, além da instalação de Rede lógica e telefonia.
De acordo com o secretário de Saúde, Jorge Martinho, a reforma proporcionará um atendimento diferenciado à população. As especialidades médicas vão permanecer, mas outros atendimentos vão para os postos.
Martinho explicou que após a reforma e a readequação, a parte administrativa do CEM será centralizada. Haverá uma única entrada, onde organizaremos o fluxo de atendimento, dando agilidade e conforto.
O secretário informou que o SAMU funcionará em um dos blocos do Centro de Especialidades Médicas.
A prefeita Simone Tebet lembrou que o CEM foi construído em 1989. Acredito que esta seja a última grande obra de reforma na saúde.
Simone falou das clínicas construídas em seu mandato e as reformas dos postos de saúde. A reforma do CEM está sendo possível por causa do governador André Puccinelli, que vem repassando mais R$100 mil para serem aplicados na saúde. Estes recursos nos deram tranqüilidade e condições de realizar esta obra.
O prazo para a execução da obra é de 6 meses. Quero pedir a paciência e a compreensão da população neste período de reforma, ressaltou a prefeita.
Simone enfatizou a parceria com o governo estadual. Temos um carinho muito grande por que aqui tem parceria, aqui tem o dedo do governador André.
Para Elaine Nunes de Oliveira, que sempre utiliza o atendimento do CEM, a reforma veio em boa hora. Vai ficar melhor, bem arrumado e isso é bom para a cidade.
Investimento
O valor total da obra é de R$ 375.670,00 e a obra será executada pela Civilbras Comércio e Indústria Engenharia Brasileira Ltda.
Além de toda a reforma e readequação, o CEM ganhará sanitários, feminino e masculino, adequados para os portadores de necessidades especiais.
Atendimento
No período em que o CEM estiver em reformas, os atendimentos serão realizados nos postos e clínicas do município.
As especialidades de Urologia, Oftalmologia e Dermatologia serão atendidas na Clínica de Saúde do Trabalhador. Os programas de Tuberculose e Hanseníase, Otorrinolaringologia e Neurologia atenderão na Clínica da Mulher.
No antigo CEM, permanecerão provisoriamente o programa DST/AIDS e o Raio-X, com atendimento diário.
O novo CEM, localizado na Rua Darci Pio, 599, estão disponíveis os serviços de farmácia, setor social, programa Hiperdia, Gastroenterologia, cardiologia, ECG Eletrocardiograma e psiquiatria.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO