O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas-Procon/TL, órgão vinculado a Secretaria de Receita e Assuntos Governamentais, recebeu no mês de Janeiro 678 atendimentos e reclamações.
O órgão analisou as estatísticas nesta terça-feira (11), no qual o ranking aponta que as empresas do segmento de telecomunicações ultrapassaram outros setores e estiveram no topo dos registros de reclamações atendidas.
Grande parte das reclamações é solucionada ainda na fase inicial do atendimento preliminar. Apenas as que não são atendidas se transformam em reclamações fundamentadas, com abertura de processo administrativo no órgão e passam a integrar um novo ranking do Procon, divulgados mensalmente.
Para a Diretora do órgão, Lilian Campos, a grande dificuldade destes consumidores é a ineficiência do Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC das empresas, sendo necessário que esses fornecedores invistam mais no canal de atendimento de forma mais efetiva e rápida.
Os principais problemas estão ligados à cobrança indevida, cancelamento de serviço, produto com vício, falha de conexão de internet, queda de sinal frequente, velocidade de serviço de internet abaixo da contratada e outras.
“Como o ranking leva em conta o número absoluto de reclamações, as grandes empresas que detém maior número de consumidores costumam sempre aparecer nas primeiras posições, o que gera reclamações e questionamentos das empresas”, diz Lilian.
Em reunião com o Procon as empresas afirmam que a satisfação dos clientes é um dos valores mais importantes. Os representantes das instituições afirmam também que estão atentos para adotar medidas necessárias a fim de corrigir eventuais falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento.
Anexa segue a pesquisa com as estatísticas.
Assessoria de Comunicação